Plantão Policial

6 atrações turísticas no Recôncavo Baiano para aproveitar no fim de ano

O fim de ano está chegando e para quem ainda não se programou, selecionamos algumas das principais atrações turísticas no Recôncavo Baiano. Confira a lista!

A região possui 20 municípios e atrai muitos praticantes do turismo religioso. Porém, são muitos os atrativos por lá, incluindo manifestações culturais.

Entre as opções para os visitantes, o Recôncavo Baiano oferece rio, cachoeira, povoados interessantes, ilhas e muito mais.

Entenda mais, com a lista de atrações turísticas no Recôncavo Baiano para alegrar as crianças!

Opções de passeios no Recôncavo Baiano para o fim de ano

As cidades que fazem parte do Recôncavo Baiano oferecem variedades turísticas, tanto em sua cultura e arquitetura, quanto pela natureza. Entre os 20 municípios, alguns deles ainda não tem destaque no turismo, embora tenha potencial.

Entre elas, os destaques são:

1. Cabaceiras do Paraguaçu

Recheada de belas paisagens e atrativos turísticos, a cidade oferece diversão para a família toda. Entre os destaques, podemos citar:

·Visita à nascente de Olhos D’água;

·Parque Histórico Castro Alves (patrimônio da FUNCEB, Fundação Cultural do Estado da Bahia);

·Festas populares;

·Turismo ecológico;

·Banho e prática de esportes no Rio Paraguaçu;

·Cachoeiras dos Olhos D’Água;

·Serra do Aporá.

2. Santo Amaro

Com clima de cidade do interior, Santo Amaro é recheada de construções históricas, com seus casarões antigos e templos religiosos. 

Conhecida nacionalmente por ser a cidade berço do cantor Caetano Veloso e Maria Bethânia, entre outros famosos, atrai visitantes de vários lugares. Além do turismo histórico e cultural, recebe visitantes que querem contemplar suas belezas naturais. Entre elas:

·Grutas;

·Cachoeiras, como a da Vitória, Nanã e Urubú;

·Praias, como: Praia Bom Jesus dos Pobres, Praia Monte Cristo e Praia Araripe;

·Lugarejos diversos.

3. Muritiba

A cidade encanta turistas de todas as idades por conta de suas atrações históricas. Entre elas, a Casa da Fazenda Dendê que possui uma arquitetura incrível. Outros são:

·Igreja de Nosso Senhor do Bonfim;

·Cachoeirinha;

·Trilhas;

·Passeios ecológicos;

·Cachoeira do Pinga;

·Ponte do Buraco do Inferno;

·Praça de São Pedro.

4. Nazaré

A cidade atrai visitantes por conta de seu patrimônio histórico e cultural. Entre suas principais atrações, está a estátua de Jesus Cristo, que fica no alto de um morro. Outras são:

·Igreja de São Roque;

·Sobrado dos Arcos;

·Centro Histórico;

·Biblioteca Pública e Infantil;

·Cine Teatro Rio Branco;

·Centro Cultural (antiga estação ferroviária);

·Cachoeira do Roncador;

·Passeio ecológico;

·Solar dos Sampaios.

5. Saubara

O município fica na Baía de Todos os Santos e oferece falésias, praias e áreas de Mata Atlântica e de manguezais. Os visitantes encontram muitas opções de atividades por lá. Entre os destaques, citamos:

·Praia de Pedras Altas, Praia do Porto, entre muitas outras;

·Diversos esportes náuticos, como vela, canoagem e windsurfe;

·Passeios ecológicos;

·Rios e cascatas.

6. Maragogipe

É tida como sendo tradicional porto do Recôncavo, a cidade é reconhecida por sua opção gastronômica de camarões e peixes. Entre as atividades por lá, estão:

·Passeio de barco;

·Ruínas históricas do Convento de São Francisco;

·Antigas sedes dos engenhos;

·Cachoeira do Urubu;

·Ilha Baixo Paraguaçu;

·Ilha Lagamar;

·Praias.

Esses são alguns dos principais destinos que oferecem passeios diferentes para curtir a temporada de final de ano em família. Ambos oferecem contato com a cultura local, rica gastronomia, turismo histórico e ecológico.

Para melhor aproveitar os passeios, especialmente em outras cidades, é recomendável contratar um seguro de viagem nacional

Com ele, os pais contam com o auxílio da seguradora em casa de imprevistos, como torções, mal-estar, dor de dente, entre outros que são bastante comuns em viagem, especialmente com crianças.

Por: Andreia Silveira, do site Smartia, estuda Gestão de Turismo, Uninter. É gestora de turismo pelo MTur e possui certificação em Operação de Roteiros Turísticos e Monitoria de Atrativos Turísticos.