Plantão Policial

Saiba quem pode solicitar desconto de 50% no IPVA

No início de 2023, os brasileiros precisam se organizar financeiramente para pagar uma série de impostos. Nesse cenário, o IPVA é um dos tributos recorrentes. 

Obrigatório para todo proprietário de veículo, esse imposto anual estimula o contribuinte a se organizar financeiramente. Até porque em alguns casos uma pessoa pode ter que pagar uma grande quantia referente a impostos. Porém, muitos brasileiros não sabem que existe a opção de conseguir desconto no IPVA. 

Além disso, em alguns casos, essa isenção pode chegar a 50% do valor. Portanto, vale a pena ler as regras e saber se é possível solicitar esse recurso. De início, deve-se observar que o IPVA é um imposto estadual. Isso significa que cada unidade federativa do país estabelece suas próprias regras de arrecadação de impostos. Por exemplo, o que vale no Acre pode não valer na Paraíba.

Neste contexto, o estado de São Paulo tem disponibilizado até 50% de desconto no valor do IPVA para veículos híbridos e elétricos. Ou seja, contribuintes que possuem carros desta categoria podem solicitar o desconto no valor do tributo.

Em suma, São Paulo aplicou esta política visando incentivar o comércio de veículos que não utilizam combustível fóssil. Além disso, esta é uma forma de amenizar os custos de ter veículo deste tipo, visto o valor elevado que possui.

Por fim, os contribuintes de São Paulo que pagarem o IPVA deste ano à vista terão desconto de 9% no valor total do tributo.

Com o aumento mensal no valor da Tabela FIPE, os donos de veículos usados vão ter que pagar um valor maior do IPVA em comparação com 2022. Afinal, este tipo de veículo sofreu valorização no último ano.

Contudo, a expectativa é que este aumento – em menor escala, a depender do caso – ocorra com todos os veículos em 2023. Vale destacar que o IPVA teve um aumento superior a 22% no ano de 2022.