Novo procedimento do Bolsa família é adotado a partir de fevereiro; confira as mudanças

Recôncavo News
0

A folha de pagamento do Bolsa Família atualmente conta com cerca de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade. O grande problema enfrentando pelo governo federal é que esse cadastro está inflado com pessoas que não deveriam estar recebendo o benefício.

Para evitar fraudes e irregularidades, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), anunciou um novo procedimento no programa. A pasta fará uma averiguação cadastral, uma espécie de pente-fino na lista de beneficiários.

“São cerca de 10 milhões de famílias que vão passar pelo crivo dessa atualização, que tem indícios de irregularidades. O recadastramento com certeza vai nos dar segurança para quem tiver irregular sair da lista de beneficiários”, disse o ministro.

Indícios de irregularidade

A busca ativa por famílias que de fato têm direito ao Bolsa Família, mas estão fora do programa de distribuição de renda, começará em fevereiro. Até lá, o governo foca em excluir do cadastro que não cumpre as regras.

O foco do pente-fino são os lares unipessoais, aqueles formados por um só integrante. O número de beneficiários nessa configuração saltou de 2,2 milhões em novembro de 2021 para 5,3 milhões em agosto de 2022, o que causou estranheza.

A suspeita é que membros de uma mesma família tenham se dividido em vários cadastros para receber mais de uma parcela, e isso não é permitido. Já quem está com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado e sem informações incorretas não precisa se preocupar porque não será afetado.

Adicional começa em março

Durante sua campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu pagar um adicional de R$ 150 no Bolsa Família para lares com crianças de até seis anos. Segundo o ministro do Desenvolvimento, os repasses vão começar em março.

“A previsão é que a gente possa já em fevereiro trabalhar as condições de, ao mesmo tempo, atualizar o cadastro e já ali estar também trabalhando o Novo Bolsa Família. Em fevereiro tem essa nova reformulação e a partir do mês de março, o pagamento já acrescido dos 150 reais por criança até 6 anos”, afirmou Dias.

Bolsa família em janeiro

Confira o calendário de pagamentos do programa com as datas remanescentes de janeiro:

Final do NIS Data de pagamento

7 26 de janeiro

8 27 de janeiro

9 30 de janeiro

0 31 de janeiro




Tags

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !