Plantão Policial

Nova data de pagamento do Auxílio Gás é revelada após a sua volta; veja quando receber

O auxílio gás terá a primeira parcela paga somente no mês de fevereiro. É o que mostra no calendário oficial divulgado pelo Governo Federal. O benefício é pago a cada dois meses, logo não havia previsão para que um repasse fosse feito em janeiro de 2023. Veja as datas de pagamento e saiba qual deve ser o valor que você receberá do benefício.

Neste ano, o auxílio gás vai arcar com 100% do valor médio do botijão. O governo atual considera a pesquisa apresentada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que indica o preço médio praticado no Brasil.

Auxílio gás em fevereiro

Para ter direito ao benefício é preciso ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). O valor da parcela deve ser de R$ 112. O critério de pagamento segue o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). De acordo com o governo, o calendário de 2023 seguirá os mesmos critérios de antes.

Sendo assim, ele é divulgado com o pagamento do mês do Bolsa Família, assim como acontecia com o Auxílio Brasil. Para ter direito ao vale gás, as famílias precisam não apenas da inscrição no Cadastro Único como também de uma renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa da casa.

Quem tem alguém na residência recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também pode ser contemplado. De acordo com a tabela divulgada pelo Governo Federal, o pagamento do auxílio terá início no dia 13 de fevereiro para quem tem NIS de final 1 e seguirá até 28 de fevereiro para quem tem NIS de final zero.

O mesmo calendário vale para o repasse referente ao Bolsa Família. Quem deseja consultar se tem direito ao benefício deve acessar o aplicativo do Auxílio Brasil ou o do Caixa Tem.

A consulta da informação também pode ser feita pelo telefone 111 da Caixa Econômica Federal ou no telefone 121 do Ministério da Cidadania.