Entenda os principais desafios do ramo odontológico na era pós Covid

Recôncavo News

Em março do ano de 2020, a população brasileira entrou em uma das suas piores crises sanitárias de sua história.

E com a crise, foi necessário mudanças radicais quanto ao consumo e a rotina. E adivinha, quem foram os maiores prejudicado?

O empreendedor. Independente do setor, a crise afetou o comportamento de consumo desses clientes e o comportamento do negócio, em relação ao cliente.

No início, tudo parecia provisório, mas com o passar do tempo, podemos notar cada vez mais a seriedade e os impactos causados por ele.

Acontece, que muitos consultórios e clínicas não tinham estruturas para lidar com uma situação como essa, e por isso, precisaram fechar suas portas. Já outras, enxergaram oportunidade.

Com o avanço do vírus, as medidas preventivas começaram a ser ainda mais severas, mas com elas, surgiram soluções.

Separamos alguns dos maiores desafios dentro da odontologia, veja agora.
Atendimento
Com o avanço do vírus, diversas instituições no mundo começaram a estudar como e onde acontecia o contágio.

Assim que descoberto, foi determinado por diversos países, o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara. Uma situação totalmente caótica, porém, um problema não anularia os outros.

Em outras palavras, os problemas dentários não deixaram de existir. Por isso, foi determinado que os tratamentos ortodônticos e estéticos seriam suspensos.

As clínicas e consultórios, só podem atender casos de extrema urgência, casos onde afeta a respiração do paciente, sangramento constante ou problemas em geral que coloque a vida do paciente em risco.

E claro, mesmo com apenas os atendimentos urgentes, muitas pessoas foram salvas. Porém, clínicas e consultórios de médio e pequeno porte, ficaram e alguns ainda estão assustados e desestruturados.

Como manter o negócio funcionando? Como não perder os pacientes?

Nesse momento, a informação torna-se crucial. Não é possível fazer atendimentos tão frequentes como antes, mas é possível manter e atrair novos pacientes, com o atendimento online ou melhor, teleconsultas.

As teleconsultas, revolucionaram o atendimento durante a crise. Para os que entenderam a estratégia e resolveram apostar nela, obtiverem resultados incríveis, e muito deles estão considerando manter esse formato, até após esse período.

Por intermédio dela, é possível fazer diagnósticos simples, como tirar dúvidas, transcrever medicamentos, encaminhar possíveis exames ou até mesmo realizar uma triagem para procedimento de implantes dentários, por exemplo.

Atualmente, é possível encontrar inúmeras ferramentas tecnológicas que apoiam o empreendedor odontológico, com qualidade e baixo custo de investimento.
Restrições sanitárias básicas
O primeiro desafio, foi a mudança do atendimento. Mesmo não podendo atender todos os tipos de casos, existem medidas que precisam ser tomadas pela clínica ou consultório odontológico, que evite a propagação do vírus, garantindo a segurança do profissional e do paciente.

Entre as medidas, estão:

  O uso obrigatório de EPI’s ao entrar na sala de consulta. Apesar da odontologia, já ter isso por hábito dentro do consultório, essa medida precisou ser reforçada e alargada a outros ambiente, como a recepção. Tanto o paciente quanto o profissional, devem estar equipados.

 Outra medida, já praticada, mas que precisou ser enfatizada, é a higienização rigorosa dos locais de contato, ou seja, locais onde as pessoas têm por hábito colocar a mão, como mesas, cadeiras, fechaduras etc.

 O cumprimento com aperto de mãos ou abraço, foram descartados em qualquer situação. Hoje, menos contato é mais segurança. 

  Se possível, o paciente não deve ser acompanhado, e não deve levar nenhum objeto para o consultório.

 A higienize também passou a ser enfatizada. Deve acontecer antes e após um atendimento, com água e sabão, ou na falta dos dois, higienizar com álcool 70%.
Captação de novos clientes
Com a dificuldade de realizar atendimentos presenciais, surgem as dificuldades para atrair novos clientes.

Por isso, muitos negócios fecharam suas portas. Pois, não conseguiram encontrar maneiras de inovar ou atrai um público diferenciado.

Mas não se preocupe, se você possui um negócio no ramo odontológico. Parabéns, você já deu o primeiro passo para o sucesso.

Muitas falências ocorrem por falta de conhecimento por parte do administrador ou empresário. Hoje, podemos encontrar no mercado diversas soluções com baixo custo e alto retorno financeiro.

Separamos uma dica muito valiosa, para você sair desse artigo com soluções para os desafios que surgiram com essa crise.
Invista em Marketing Digital

Sabemos que a palavra investir, pode ser assustadora para muito empreendedores, ainda mais nesse momento de instabilidade financeira.
No entanto, o marketing digital é uma estratégia excelente, pois tem baixo custo em investimento e alto retorno.
Ainda mais, em um período de distanciamento social, em que a forma mais prática de comunicação é por meio da internet.
Basicamente, o marketing digital é um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas online, e tem como objetivo de atrair novos paciente e fidelizar os que já são.
Para isso, ele utiliza de estratégias como, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Persona, SEO, E-mail Marketing e Redes sociais.
O primeiro passo da estratégia, é entender qual é o seu público-alvo. Quais são suas características e comportamentos. Somente após isso, é possível criar uma estratégia eficiente.
Uma estratégia muito utilizada no meio digital, na área da saúde, é a de Inbound Marketing.
Basicamente, essa é uma estratégia que foca todos os seus esforços em produção de conteúdos relevantes para o público e para a área de atuação.
E uma das técnicas aplicadas para garantir que o seu site e seus conteúdos se destaque da concorrência, é o uso de palavras-chave.
Para isso, são selecionados os termos que sejam mais familiares e relevante para área odontológica. Por exemplo,  plano de dentista, lente nos dentes, aparelho dental transparente ou aparelho invisível preço.
Além das estratégias citadas acima, existem infinitas possibilidades que você pode trabalhar para que seu negócio odontológico tenha ótimos resultados.
No entanto, independente da estratégia utilizada, você deve lembrar-se de dois pontos. O primeiro, é que o foco sempre deve ser o seu cliente e o que ele terá de bom ao fazer um tratamento com você.
E o outro ponto, é que a área da saúde é bem delicada, pois cuida de vidas. Erros, são quase imperdoáveis e irreparáveis.
E com a comunicação acontece o mesmo, por isso, antes de lançar uma campanha é preciso verificar as normas criadas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), para que tudo ocorra da melhor forma.
Contudo, não hesite em procurar um profissional da área, ele poderá encontrar as melhores estratégias para atrair seu público-alvo, de forma correta e com baixo custo.
E lembre-se sempre, que com os desafios nascem as soluções. Apenas atualize-se constantemente, para que tenha certeza de que as encontrou.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Vue Odonto.
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !