Plantão Policial

Currículo: Confira os 7 erros mais comuns e saiba como evitá-los

Fazer um bom currículo é essencial para se apresentar bem no mercado de trabalho, tanto para empresa quanto para os recrutadores que a representam. No entanto, muitos profissionais cometem erros comuns que podem custar caro às suas imagens como profissional.

Neste artigo nós vamos discutir um pouco sobre os erros mais comuns e como você pode evitá-los com pequenas ações na hora de criar um currículo novo ou revisar o antigo. Lembre-se de que os detalhes fazem toda a diferença no documento, uma vez que esse é o seu primeiro contato com a empresa.

1 - Falta de organização e estrutura

Um currículo bem montado precisa seguir uma estrutura, para que assim o recrutador saiba onde buscar as informações que deseja. As empresas recebem centenas de currículos por dia e o seu não deve dar trabalho ao recrutador e sim ajudá-lo a entender como você pode ser útil ao cargo em questão. 

Por isso, siga uma estrutura básica, com títulos bem definidos e deixe o seu currículo organizado e de fácil leitura. Pode ter certeza que este pequeno detalhe faz toda diferença, mas muitas pessoas não se importam com ele a acabam jogando as informações sem nenhum propósito no seu documento. Veja um modelo de estrutura:

1. Nome e idade
2. Dados de contato 
3. Objetivo profissional 
4. Formação
5. Experiências profissionais e extracurriculares 
6. Habilidades e competências
7. Cursos e certificações adicionais 

Essa é uma estrutura comum que vai te ajudar a organizar o seu currículo. Não se esqueça de colocar os títulos em negrito, para que assim o recrutador caminhe com os olhos por cada tópico de maneira mais ágil.

2 - Falta de objetividade

Muitas pessoas acreditam que rodear e não colocar as informações objetivamente vai ajudar aumentar o tamanho do currículo e trazer mais credibilidade para o profissional. Isso está completamente errado.

Tenha sempre em mente que o recrutador busca no seu perfil profissional uma solução clara para preencher a vaga de emprego, alguém que realmente consegue fazer bem o que for proposto pelo cargo. 

Por isso, deixe bem explícito no seu currículo todas as informações importantes e que podem ser interessantes para o cargo em questão.

Você pode também fazer um currículo personalizado para cada vaga em que for se aplicar. O ideal é que você tenha as informações da vaga ao lado na hora de montar o currículo, para saber o que se deve priorizar na hora de montá-lo.

Tente colocar o máximo de informações relevantes para cada vaga. Deixe de lado informações que não vão contribuir para melhorar sua imagem como profissional e opte por destacar aquilo que realmente será um diferencial. Você não precisa colocar tudo sobre sua vida profissional, coloque o que importa para cada cargo.

Mesmo assim, não se esqueça também de que algumas informações podem não parecer importantes, quando na verdade são:

Atividades extracurriculares
Habilidades e competências 
Viagens internacionais e intercâmbios 

Já outras, não farão a mínima diferença e podem ficar de fora, como por exemplo uma pessoa que quer se apresentar formada em jornalismo para uma vaga de técnico em Edificações. Simplesmente não faz sentido e não agrega.

3 - Estética do documento

Aqui a gente encontra muitos erros importantes que são comuns na hora de montar um currículo. Veja quais são eles e vamos discutir um pouco sobre cada um.

Modelo da fonte

A fonte de um currículo não deve ser exótica e cheia de enfeites. Opte sempre por uma letra básica, séria e comum em todos os currículos. Alguns modelos a se considerar são: Arial, Times New Roman e Verdana.

Tamanho da fonte

Não adianta colocar o texto muito pequeno para caber todas as informações em uma página ou muito grande por falta de informações a se colocar. O objetivo é deixar a leitura agradável, então opte pelo tamanho 12.

Cores

Não precisa inventar muito aqui também. Opte por um currículo monocromático na folha branca com a tinta preta. As cores e estética diferenciadas só vão fazer diferença caso você esteja se candidatando para uma vaga mais criativa, como design.

Foto

Não colocar foto no currículo pode dificultar a associação das suas informações com a sua imagem. O ideal é que tenha uma foto com uma postura mais profissional, para que assim, ao ler o currículo e te conhecer pessoalmente, o recrutador já tenha uma boa visão sobre você antes mesmo da entrevista começar.

4 - Erros ortográficos e falta de revisão 

Este é um erro comum que descredibiliza qualquer documento de currículo. Você precisa estar atento aos erros de ortografia e fazer uma revisão para verificar todas as informações descritas ao final.

É muito importante que o seu currículo esteja bem escrito e se você não tiver segurança para tal atividade, considere pedir ajuda a um amigo ou familiar ou até mesmo contratar um profissional para organizar o seu currículo.

Não se atentar a este detalhe simples que pode ser resolvido com muita facilidade acaba mostrando que você não se importa muito com a vaga que está aplicando. Recrutadores querem pessoas comprometidas.

5 - Informações falsas 

Algumas pessoas têm o costume de colocar informações falsas ou aumentar informações para melhorar a sua imagem perante a empresa. Este é um erro comum, já que alguns profissionais fazem o que for necessário para conseguir uma oportunidade na entrevista.

Saiba que em hipótese alguma você deve fazer isso em seu currículo. Além de não ser ético, pode custar caro à sua imagem se o recrutador descobrir que existem informações falsas no seu currículo.

6 - Nome do arquivo

Todo arquivo de currículo que for enviado por e-mail ou qualquer outro meio eletrônico deve ser renomeado para que o recrutador não o perca ou deixe de ler o arquivo. Sempre que terminar, renomeie o documento com o seu nome completo, pois essa é a maneira mais prática de organizar arquivos de diferentes pessoas.

7 - Informações de contato 

Muitas pessoas acreditam que o currículo é somente para descrever as informações profissionais e que o recrutador já vai ter salvo o e-mail pelo que foi recebido e pelo telefone que está no corpo do texto.

Saiba que este é um erro comum e você deve evitar de confiar no que o recrutador sabe ou não. Coloque todas as informações de contato no corpo do currículo, de acordo com o que já foi ensinado no tópico de estrutura e dê todas as formas de contato que o recrutador pode usar para te encontrar com facilidade.

Conclusão

Alguns erros são comuns e outros nem tanto, mas todos estes que foram apresentados são cometidos e podem te custar uma oportunidade na entrevista de emprego que vai te levar a vaga que tanto deseja.

Por isso, não deixe de conferir todas as informações, estética e se atentar aos padrões que nós apresentamos para criar um currículo adequado. Lembre-se que este é o seu primeiro contato com a empresa e o recrutador, então capriche no seu arquivo para causar uma boa primeira impressão.

Gostou das dicas sobre os erros comuns ao montar um currículo e como fazer para evitá-los? Dê o seu melhor na criação do arquivo e você vai ter uma taxa de resposta muito maior das vagas que está se aplicando.

Deixe o seu comentário ou dúvida logo abaixo e compartilhe estas informações com seus amigos e contatos que estão à procura de um emprego, pois elas podem valer muito.