Preparativos para o casamento: saiba quais cuidados ter com a saúde bucal

Recôncavo News
O grande dia está marcado e há um milhão de detalhes para planejar. São diversos preparativos da cerimônia, recepção dos convidados, menu, decoração, flores, trajes entre tantas coisas que tornam as vésperas do casamento uma verdadeira maratona de afazeres.

Em meio a esse turbilhão de compromissos, alguns cuidados podem ficar em segundo plano e esse descuido pode refletir na aparência da estrela da festa - a noiva - sobretudo em relação ao sorriso, que será presente em toda a celebração. 

Quem não deseja um sorriso exuberante durante a cerimônia e que ele seja eternizado nas fotos do momento mais importante de sua vida? Se no Dia da Noiva há toda uma preparação para deixar a pele, cabelos, unhas e maquiagem impecáveis, vale a pena começar a se cuidar antecipadamente para manter os dentes brancos e deslumbrantes para esta data tão marcante. 

Veja algumas dicas importantes para evitar maus hábitos que escurecem os dentes, e conheça também alguns dos melhores tratamentos de estética dental para sorrir sem medo.

Estimular a salivação

Manter o corpo hidratado é fundamental também para a saúde bucal. Beber água regularmente ajuda as glândulas salivares a funcionarem bem. A saliva atua na limpeza natural da boca, diluindo restos de comida e os ácidos que atacam o esmalte dos dentes. Outras dicas para aumentar a produção de saliva é mascar chicletes sem açúcar e ingerir alimentos ricos em fibras, que precisam de um maior tempo de mastigação.

Evitar bebidas e alimentos escuros ácidos e açucaradas

Alimentos e bebidas com grandes concentrações de açúcar ou que sejam muito ácidos provocam uma reação química nos dentes chamada desmineralização. O esmalte dos dentes perde sua integridade e capacidade de proteção, facilitando o surgimento de manchas escuras e seu amarelamento.

Isso pode piorar com a ingestão constante de bebidas e alimentos como açaí, vinho, café, catchup, suco de uva, chá preto, refrigerantes, energéticos, isotônicos, molho shoyu, beterraba, amora e outros alimentos com pigmentos escuros.

Caso venha a ingerir esses alimentos e bebidas, faça um bochecho com água e aguarde de 10 a 20 minutos para fazer a escovação: isso permite que a saliva tenha mais tempo para neutralizar os ácidos e o pigmento escuro não será espalhado nos dentes desprotegidos. 

Não fume

A fumaça tóxica do cigarro expõem os dentes e as gengivas à constante perigo, impedindo a vascularização dos tecidos da boca. Além disso, o alcatrão e a nicotina se acumulam na superfície dos dentes causando manchas escuras que só são capazes de ser removidas por um dentista. 

Em fumantes crônicos, essas substâncias nocivas são capazes de penetrar toda a estrutura dental, deixando-os com aspecto amarelado e envelhecido.

Tratamentos de estética dental que podem ajudar

Há uma série de tratamentos e tecnologias odontológicas voltadas exclusivamente para a estética dental e que podem trazer resultados rápidos e muito satisfatórios para o dia do casamento. Vale lembrar que essas técnicas só podem ser feitas por profissionais especializados. Conheça alguma dessas alternativas.

Clareamento dentário

O clareamento pode ser feito no consultório, com a aplicação de agentes químicos somado aos tratamentos a laser para acelerar seu efeito. Há também a possibilidade da aplicação de géis clareadores em casa, lembrando que as concentrações do produtos e o período do tratamento caseiro devem ser supervisionados por um dentista.

Lentes de contato

Películas cristalinas ultra finas confeccionadas com a cor da dentição são aplicadas nas superfícies dos dentes. A tecnologia tem efeitos ópticos muito semelhantes ao esmalte natural dos dentes. A técnica também é indicada para fechamento de pequenos espaços entre os dentes e reparos de assimetrias moderadas e fissuras dentárias. 

Facetas de porcelana

A porcelana é um material que se adapta muito bem ao revestimento biológicos dos dentes e é bastante resistente e durável. Através de um estudo de cores e formatos, as facetas podem ser aplicadas até mesmo sobre dentes restaurados e obturados e até no revestimento de implantes dentários. 
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !