Plantão Policial

O que significa SEO e Como Aplicar em seu Site


SEO é a sigla que mais ouvida dentro do ramo do marketing digital. Desde a sua criação o mundo da internet não foi mais o mesmo, o poder dos mecanismos de busca e o anseio por acessos gratuitos é o que move muitas empresas. É interessante, muitas vezes nos perguntamos como o Google faz para encadear tantos sites assim que fazendo uma pesquisa. Hoje eu vou falar um pouquinho sobre como estar na primeira posição destas pesquisas.
Talvez você ainda não tenha se familiarizado com a palavra tráfego orgânico, mas este conceito é exatamente aquilo que te permite ter resultados incríveis no seu site. Quando você tem acessos que não necessitam de pagamento, isso significa que seu negócio online está maduro e caminhando na direção correta. Só com uma boa base de SEO você realmente pode ter resultados reais e de qualidade.
Entretanto não é todo mundo que está disposto a dar o "caminho das pedras". Muito conteúdo irrelevante sobre o assunto é jogado na internet ao mesmo tempo em que você acaba perdendo tempo tentando implementar atitudes que não necessariamente são soluções. E é exatamente por isso que senti que deveria trazer para você algumas informações pertinentes sobre o tema.

O que é SEO? Por que ele é necessário para o Tráfego Orgânico?

Primeiramente me deixe definir um pouco melhor o que é o famoso SEO. Esta sigla significa Otimização do Mecanismo de Busca, é basicamente um conjunto de técnicas que permite colocar o seu site nas primeiras posições da busca do Google. Quanto maior for a sua pontuação, maior será a sua posição. Mas talvez você esteja se perguntando "Como essa pontuação é medida?".
Pois bem, o seu "score" SEO é medido através de alguns fatores bastante básicos. Vou explicar os pontos no próximo passo, o que você precisa saber mesmo aqui é que os mecanismos de busca como o Google o Bing vão utilizar uma legião de robôs que irão consultar suas bases de dados de sites e analisá-los constantemente para fazer as pontuações.
Então todo site que deseja estar presente em uma busca precisa comunicar sua existência para o Google e semelhantes. Chamamos este ato de indexação, e ele é feito através de um arquivo de sitemap. Não se preocupe, pois a maioria dos servidores de hospedagem faz isso automaticamente, se não for o caso há uma variedade interessante de plugins que dão conta do recado.
Com um bom SEO você finalmente pode ter acesso a milhares de cliques gratuitos todos os dias. Ele torna possível ao seu negócio conseguir leads e mais vendas em uma velocidade fantástica com quase nenhum custo. O difícil mesmo é estar sempre se dedicando para conseguir se destacar. Mas com o tempo as tarefas vão ficando naturais e mais fáceis.

Como fazer SEO de qualidade?

Para aplicar SEO no site você precisa seguir duas diretrizes básicas, primeiramente o SEO On Page, e depois o Off Page. Eles são uma dupla inseparável, assim como arroz e feijão é só possível otimizar o site se você utilizar as duas em conjunto.

SEO On Page

Aqui você terá um conjunto de técnicas e práticas que serão aplicadas diretamente no seu site, principalmente na página em que você está procurando ter melhores resultados. É importante primeiramente trabalhar a velocidade de carregamento do seu site, embora pareça demorar sempre a mesma coisa, o Google consegue perceber alterações de alguns milésimos de segundo de um site para o outro.
Para resolver este problema o mais comum é instalar algum plugin de cache, assim a maioria das pessoas terá arquivos salvos para que os próximos acessos sejam mais rápidos. O interessante é que o resultado é bem satisfatório para quase trabalho nenhum. Mas se você quer realmente melhorar a velocidade, vai precisar fazer com que os arquivos sejam mais leves.
Isto é possível através de plugins de otimização ou então se você baixar e alterar o formato manualmente. Às vezes uma imagem em PNG pode atingir alguns MB de tamanho, o que seria realmente impróprio para um bom SEO.
Mas talvez o mais essencial para um bom SEO On Page seja a distribuição da palavra-chave. Chamamos esta distribuição de densidade, onde ela deve aparecer como 0,5% a 2,5% do texto. Ou seja, ela deve aparecer em média a cada 50 ou 200 palavras diferentes dentro do seu texto. Lembrando que ela precisa estar presente nos seus subtítulos (entre 30% e  70% deles) e atributos alt da sua imagem (mesma proporção dos subtítulos).

SEO Off Page

Este é o termo relacionado às técnicas que são utilizadas fora da sua página (domínio). Tudo aqui vai girar em torno do famoso backlink, mas se você não o conhece eu te apresento. O backlink é um link feito de qualquer domínio que não seja o seu que aponte para o seu. Sendo assim o Google entende que seu site precisa ser priorizado, já que muitos veem nele algo digno de ser citado.
Existem vários jeitos de você conseguir este tipo de link, normalmente se faz através de um guest post. Isto é, você se oferece para escrever um conteúdo em um site de alguém se esta pessoa deixar que você insira um link dentro deste conteúdo.

O que não fazer

O Google leva muito à sério esta questão de palavras-chave. Se você exagera na densidade pode ser enquadrado em Black Hat, onde seu site será marcado com uma espécie de SPAM. O Google irá entender que você só quer se posicionar independentemente da qualidade do seu conteúdo, o que é terrível para a visão de negócio deles.
O mesmo vale para página extremamente poluída com anúncios. Muitas pessoas realmente vão ser prejudicadas por estarem tentando criar uma receita exagerada com anúncios em seus sites. Então tenha certeza de utilizar tudo na medida certa, exagero aqui é um grande prejuízo. Corrigir leva tempo e esforço, sem contar o prejuízo...

Para finalizar

Pois é, a jornada para quem quer ser um especialista na área é um bocado árdua, mas a boa notícia é que o crescimento é constante e os resultados incríveis.
Uma dica caso queira se aprofundar neste tema e ter ótimos resultados, faça um curso de seo. Assim você saberá exatamente o que fazer para posicionar o seu site na primeira página das buscas. Se quiser uma indicação, existe o SEO Prático, que é o melhor curso de seo atualmente, e com certeza vai poder lhe ajudar muito, inclusive com conteúdos gratuitos que são disponibilizados.
Tente sempre estar se atualizando no assunto, pois o Google costuma trazer regras novas com certa frequência e muitas outras técnicas são descobertas por profissionais do ramo.