Plantão Policial

Como a gestão de relacionamento com o cliente pode ajudar o seu negócio

O termo CRM (Customer Relationship Management, ou, Gestão de Relacionamento com o Cliente) refere-se a métodos e estratégias de negócio e temas semelhantes que se baseia intimamente na relação com o cliente, seja ele de startups ou até de organizações grandiosas, para que seja possível antecipar suas necessidades e melhorar o âmbito lucrativo do negócio, além de auxiliar na efetividade das campanhas para conseguir uma nova clientela - ótima oportunidade para quem pensa em abrir MEI.

O CRM também é responsável por armazenar informações dos atuais clientes que estão dentro da análise, além de clientes em potencial - indo de nome ao número de telefone - e dos serviços oferecidos por tal empresa e seus pontos de convergência. Não se engane: a CRM não se trata apenas de uma plataforma de contados complexa. Ela vai além disso integrando dados preciosos no quesito preparação e atualização de informações pessoas de seus clientes, preferências, entre outros.

Pode-se considerar a CRM uma das tecnologias empreendedoras mais eficientes e fundamentais nos negócios sendo o destaque a forma como as informações dos clientes podem também serem utilizadas para o gerenciamento de contas ou leads, além de revelar oportunidades de vendas em um local. Num panorama geral, o CRM abrange três grandes áreas: a automação de gestão do marketing, as operações comerciais e a gestão de serviços ao cliente.

Pode-se dividir o CRM em três tipos:

CRM operacional: que foca nos canais de relacionamento, mais especificamente na criação de canais para vendas de serviços e produtos.

CRM analítico: visa a análise dos dados e informações para produzir conhecimento baseado nas necessidades dos clientes para criar serviços mais customizados e eficientes.

CRM colaborativo: se debruça na obtenção do valor do cliente baseado nas interações com o mesmo e no conhecimento obtido na parte analítica do processo.

Muito além de apenas sistemas automatizados (já que para aplicar essas estratégias é necessário um software de banco de dados), o CRM tornou-se um cultura  viva. A partir dessas informações organizadas de forma complexa e inteligente, os colaboradores da empresa podem desenvolver um sistema de comunicação com os clientes para melhor atendê-los. Nesse sentido, é imprescindível uma consultoria para a gestão dessas informações.

Os processos organizacionais que alimentam o sistema são transformados no banco de dados de informações e que se aplicadas de forma inteligente podem ser utilizadas a qualquer momento e por qualquer equipe dentro da empresa para tomar decisões. Esse sistema pode ajudar a sua empresa a identificar e complementar uma visão de negócio única para cada cliente, além de atrair clientes em potencial. Da fidelização ao aumento da produtividade e do lucro, o CRM fará de sua empresa uma referência no mercado.