Plantão Policial

Marketing Digital: Como aplicá-lo ao seu negócio


Vivemos na era digital: o Brasil é um dos únicos países do mundo onde a população gasta mais de três horas e meia por dia nas redes sociais; e que passa, em média, mais de nove horas por dia navegando na internet. Os dados, que são de uma pesquisa realizada em 2018 pela We Are Social e pela Hootsuite, não deixam outra evidência: é a hora e vez do Marketing Digital.


O Marketing Digital é a prática de ações online de marketing, com o objetivo de atrair novos clientes, criar relacionamentos e agregar valor aos produtos e marcas. A singularidade é que, com a expansão do uso da internet, esses objetivos são buscados no ambiente digital, com a ajuda de estratégias e ferramentas que tornam a prática ainda mais eficaz. E já que muita gente passa a maior parte do dia nesse ambiente, é nele que as marcas também precisam estar.

Uma das grandes diferenças do Marketing Tradicional para o Marketing Digital é o de que, no último, a comunicação deixa de ser uma via única - das empresas para o público - e passa a ser de mão dupla - o público também participa e interage com o que é comunicado. O online permite que a comunicação seja rápida e eficaz, mas também permite que a resposta o seja. Consumidores estão cada vez mais aptos a opinar e amplificar suas opiniões sobre conteúdos, produtos e marcas.

Mas não adianta apenas saber que é possível atingir muitas pessoas através da internet; é preciso saber como, quando e onde impacta-las. Para isso, existem as principais estratégias de Marketing Digital, conhecidas como Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo. Essas estratégias, aliadas às ferramentas, são responsáveis por entender a jornada do consumidor, atrair potenciais clientes, ofertar conteúdos que despertem a necessidade de adquirir um produto ou serviço, conversão em vendas e manutenção de relacionamento, para que esse cliente volte mais vezes e recomende a sua marca para outras pessoas.

Ferramentas de Marketing Digital

As redes sociais são algumas das principais ferramentas de execução do Marketing Digital, já que são os alvos de acesso da maioria dos usuários na internet. Além disso, elas são perfeitas para gerar interações entre marca e público; por isso, uma boa estratégia de marca deve marcar presença nas principais redes sociais que fazem sentido para os negócios.

Outras ferramentas cruciais para o Marketing Digital são os blogs e sites institucionais. Com uma boa estratégia de SEO (que será explicada mais pra frente), você consegue entregar conteúdo relevantes que serão postados em sites e blogs de seu domínio. Essa ação, além de fazer com que você seja uma autoridade em assuntos que tenham alguma conexão com o que a sua empresa oferece, pode fazer com que o seu site fique bem indexado nos resultados de mecanismos de busca, como o Google. E é através desses conteúdos publicados em blogs que potenciais clientes criam um primeiro contato com a sua marca.

Blogs e redes sociais também são ferramentas responsáveis por trazer leads para a sua marca. Se você trabalha com estratégias de captar dados de possíveis clientes - como e-mail, telefone, entre outros - você está coletando informações que são oportunidade de negócios, ou seja, você está gerando leads. Blogs e redes sociais podem oferecer conteúdos em troca dessas informações, que depois de armazenadas e analisadas, podem indicar potenciais clientes.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a estratégia de Marketing Digital usada para atrair mais pessoas para o seu negócio através da Jornada do Consumidor. Essa jornada ajuda a entender cada uma das etapas pelas quais o consumidor passa até virar um cliente oficial da sua empresa, e dá insights sobre como abordá-lo em cada uma delas. A jornada do consumidor consiste em:
     Atrair: atraia potenciais cliente com conteúdos relevantes e que satisfaçam suas necessidades;
     Converter: depois de consumir o conteúdo, o cliente precisa ter uma demonstração do seu serviço, para que considere comprá-lo;
     Vender: depois de educar o cliente sobre a necessidade de adquirir o seu produto, é hora de oferecer oportunidades exclusivas para que ele feche negócio;
     Encantar: depois de realizar a venda, não deixe o cliente de lado; esteja sempre pronto para atendê-los, fidelize-os e torne-os embaixadores da sua marca.

Para conseguir executar cada uma das etapas da jornada do consumidor no ambiente digital, é necessário oferecer ao seu público algo que o interesse - e que seja relevante e contextualizado com os ideais da sua marca. Para isso, usamos a estratégia de Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

A forma mais prática de atrair clientes que tenham um interesse natural no que você oferece como produto é dando a eles o que estão procurando. Essa frase parece óbvia, mas são inúmeros os caminhos para educar um público sobre a necessidade de adquirir um serviço. Para atingir esse objetivo, aliado à jornada do consumidor que vimos anteriormente, usamos o Marketing de Conteúdo. Essa estratégia visa entregar conteúdos direcionados para cada uma das etapas da jornada, com o intenção de ativar as ações estabelecidas por cada uma delas.

Através do Marketing de Conteúdo, é possível definir os tipos de conteúdo que serão desenvolvidos e disponibilizados, os canais de comunicação, o tom de voz, entre outros pontos fundamentais para a estratégia de Marketing Digital. Lembre-se: o objetivo é fazer com que o seu público encontre naturalmente um excelente conteúdo produzido pela sua marca, com que ele reconheça a sua empresa como uma solucionadora de problemas e que ele volte uma próxima vez ao seu ambiente digital - até que ele veja valor suficiente no seu produto ou serviço e se torne cliente de fato.

SEO: Search Engine Optimization

Search Engine Optimization (em português, Otimização para Motores de Busca), ou SEO,  é um conjunto de boas práticas a serem seguidas nas plataformas digitais, para que alcancem uma boa indexação em sites de busca, principalmente pelo Google. Estar bem indexado significa aparecer entre os primeiros resultados em páginas de pesquisa - o que é fundamental para um Marketing Digital bem executado.

As boas práticas de SEO vão desde a construção do texto que você disponibiliza em suas plataformas até o desenvolvimento da plataforma em si. Em termos práticos, o SEO é um bom aliado do Marketing de Conteúdo porque é ele que muitas vezes direciona o conteúdo a ser desenvolvido, com a ajuda de palavras-chave que são buscadas pelo público que você deseja atingir.


Já deu para ver que aplicar o Marketing Digital envolve muitos processos e estratégias, mas traz resultado. Se você pretende aplicá-lo ao seu negócio, é hora de se aprofundar no assunto.

Acesse o curso Marketing Digital Completo: você aprenderá sobre os fundamentos do marketing digital, a elaborar um Plano de Marketing para a sua empresa e a executar as estratégias de Inbound, Marketing de Conteúdo e SEO com sucesso. Não perca a oportunidade de atrair mais clientes para o seu negócio e dar mais visibilidade para a sua marca!