Sofre de enxaqueca? Saiba quais são as principais causas

Recôncavo News
0

 


O que é a Enxaqueca?


A enxaqueca é uma doença de caráter neurológico, crônica que se caracteriza como um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça) que afetam um ou os dois lados da cabeça, geralmente acompanhada por sensibilidade a luz, barulho e outros sintomas como náuseas e vômitos.


O problema afeta cerca de 15% da população mundial, só no Brasil, são mais de 30 milhões de pessoas atingidas. Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), a enxaqueca está entre uma das doenças mais incapacitantes do mundo e dependendo da intensidade, pode afetar a vida pessoal e profissional das pessoas.


Cerca de 90% dos indivíduos que desenvolvem o problema tem algum prejuízo no trabalho, nos estudos, nas atividades de lazer e do dia a dia e na vida sexual. A doença também tem uma forte relação com o estilo de vida, alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, obesidade, alcoolismo, doenças como depressão e disfunções na mandíbula (disfunção temporomandibular).


Quais os principais sintomas da Enxaqueca?

Atualmente sabe-se que a enxaqueca é uma doença que afeta o cérebro, mas também tem tendência genética e ambiental que são gatilhos para o seu desenvolvimento.  


Quais são as verdadeiras causas da Enxaqueca

As causas exatas que provocam a enxaqueca são desconhecidas, mas sabe-se que elas ocorrem devido a múltiplos processos do organismo relacionadas a fatores genéticos e alterações do cérebro. Durante as crises, há alterações vasculares e neurais.   


As crises de enxaqueca tem início a partir da liberação de algumas substâncias inflamatórias e estímulos elétricos do cérebro em alta intensidade, que reagem aos fatores externos enviando impulsos que causam dilatação nos vasos sanguíneos e a liberação de sinais químicos similares a hormônios e outras substâncias provocando a dor.


As crises geralmente acontecem da mesma forma em todas as pessoas, variando apenas a intensidade dos sintomas. O espaçamento entre as crises é variável e o gatilho que provoca as crises também, sendo que em algumas pessoas podem não desenvolver nenhum sintoma.  


Os gatilhos mais comuns da enxaqueca são:


Alimentares: jejum prolongado, carnes processadas, frituras e gorduras em excesso, queijos amarelos envelhecidos, frutas cítricas (principalmente laranja, limão, abacaxi e pêssego).

Chocolates, café, chá e refrigerantes a base de cola, aspartame (adoçante artificial), glutamato monossódico (tempero realçador de sabor)


Ambientais: luzes e sons intensos, alergia, poluição, vento, chuva, altitude, sol-claridade, frio, calor, cigarro (ativo e passivo), ar condicionado, mudanças de temperatura ou de pressão. Odores, produtos químicos, purificadores de ambiente, odor forte de produtos de limpeza, de comida, de gordura e de gasolina. 


Físicos e hormonais: alteração hormonal do ciclo menstrual da mulher, falta ou excesso de exercícios físicos.


Emocionais: estresse, ansiedade, irritação, medo. Sono: Dormir pouco ou mais do que de costume


A enxaqueca tem cura?


A enxaqueca não tem cura, mas tem tratamento que ajuda a espaçar a ocorrência das crises e amenizar a intensidade dos sintomas. Para tanto, é necessário realizar um tratamento com profissional, pois cada caso é específico e precisa de orientações dirigidas.


O problema da enxaqueca é bastante comum na atualidade, no entanto são poucos aqueles que recorrem a médicos para buscar um diagnóstico correto e um tratamento adequado. Porém, esse é um problema extremamente grave, e precisa de tratamento com qualidade e tempo necessários para controlar a doença.


Tratamentos para enxaqueca

Para iniciar o tratamento é necessário que o paciente tenha o diagnóstico correto de quais fatores são desencadeantes da doença. Os medicamentos recomendados pelo médico especialista assim como mudanças no estilo de vida, vão atuar justamente nesses fatores desencadeantes para evitar que as crises apareçam. 


Tags

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !