Plantão Policial

Queda de cabelo. Os sinais que servem de alerta


Depois de tomar banho, é normal ver alguns cabelos no chuveiro. A queda acaba por ser algo natural, mas o problema está quando é em exagero. Existem alguns sinais a que deve estar atento para saber se existe algum problema.

"Naturalmente perdemos cabelo em ciclos regulares", explica ao portal Romper a dermatologista Janet Allenby. "Cada folículo capilar tem o seu próprio ciclo. É por isso que não perdemos todos de uma vez." 

"Cerca de 10% do cabelo do couro cabeludo está na fase de queda a qualquer momento", continua a professora Amy W. Fox, em declarações ao mesmo portal. O melhor é estar atento a alguns sinais para saber se está, ou não, com algum problema.

Observe o banheiro depois do banho

"É normal encontrar regularmente alguns cabelos no chão do chuveiro, mas uma quantidade maior de forma consistente pode justificar uma ida ao médico", conta Amy W. Fox.

Veja como está o atravesseiro ao acordar

Pode não ser um sintoma de queda de cabelo, mas veja se a quantidade aumenta ao longo dos dias.

Faça o teste dos 60 segundos

Num artigo publicado pela JAMA Dermatology, é sugerido que faça o seguinte teste: pentear o cabelo de trás para a frente durante um minuto. Se caírem 10 fios, é uma quantidade normal. Se forem mais, é melhor procurar aconselhamento médico.

Saem vários fios quando puxa

Quando passa a mão pela cabeça, pode ser normal saírem alguns cabelos. Uma quantidade exagerada pode ser um sinal preocupante.

Observe o chão e o pente 

"Certifique-se que o faz com uma escova totalmente limpa para que facilmente consiga avaliar a quantidade de cabelo que está no pente e a que caiu no chão", revela Amy W. Fox.

Fonte: noticiasaominuto.com.br