Beber café pode reduzir o risco de doenças cardíacas e morte precoce, diz estudo

Recôncavo News
0


 Beber duas a três xícaras por dia da maioria dos tipos de café pode protegê-lo de doenças cardiovasculares e uma morte precoce, segundo um novo estudo.

“Os resultados sugerem que a ingestão leve a moderada de café moído, instantâneo e descafeinado deve ser considerada parte de um estilo de vida saudável”, disse o autor do estudo, Peter Kistler, chefe de pesquisa de eletrofisiologia clínica do Baker Heart and Diabetes Institute e chefe de eletrofisiologia do Alfred, Hospital em Melbourne.

Pesquisadores descobriram “reduções significativas” no risco de doença cardíaca coronária, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral para todos os três tipos de café.

No entanto, apenas café moído e instantâneo com cafeína reduziu o risco de batimentos cardíacos irregulares chamados arritmia. O café descafeinado não diminuiu esse risco, de acordo com o estudo publicado quarta-feira (28) no European Journal of Preventive Cardiology.

Estudos anteriores também descobriram que quantidades moderadas de café preto – entre 3 e 5 xícaras por dia – demonstraram reduzir o risco de doenças cardíacas, bem como Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo 2 , doenças hepáticas e câncer de próstata.

“Este manuscrito se soma ao corpo de evidências de ensaios observacionais que associam o consumo moderado de café à cardioproteção, o que parece promissor”, disse Charlotte Mills, professora de ciências nutricionais da Universidade de Reading, no Reino Unido, em um comunicado.

No entanto, este estudo, como muitos no passado, foi apenas observacional por natureza e, portanto, não pode provar uma causa e efeito diretos, acrescentou Mills, que não esteve envolvido no estudo.

“O café faz você saudável ou as pessoas inerentemente mais saudáveis ​​consomem café?” ela perguntou. “Ensaios controlados randomizados são necessários para provar a relação entre café e saúde cardiovascular”.

Café moído e cafeinado reduziu o risco mais

O estudo usou dados do UK Biobank, um banco de dados de pesquisa que continha as preferências de consumo de café em quase 450 mil adultos que estavam livres de arritmia ou outras doenças cardiovasculares no início do estudo.

Eles foram divididos em quatro grupos: aqueles que gostaram de café moído com cafeína, aqueles que escolheram café descafeinado, aqueles que preferiram café instantâneo com cafeína e aqueles que não tomaram café.

Após uma média de 12,5 anos, os pesquisadores analisaram os registros médicos e de óbitos em busca de relatos de arritmia, doença cardiovascular, acidente vascular cerebral e morte.

Após o ajuste para idade, diabetes, etnia, pressão alta, obesidade, apneia obstrutiva do sono, sexo, tabagismo e consumo de chá e álcool, os pesquisadores descobriram que todos os tipos de café estavam associados a uma redução na morte por qualquer causa.

O fato de o café com cafeína e descafeinado ser benéfico “pode sugerir que não é simplesmente a cafeína que poderia explicar qualquer redução associada no risco”, disse Duane Mellor, nutricionista e professor sênior da Aston University Medical School, em Birmingham, em Reino Unido, em comunicado. Ele não participou do estudo.

“A cafeína é o constituinte mais conhecido do café, mas a bebida contém mais de 100 componentes biologicamente ativos”, disse Kistler, que ocupa cargos conjuntos como professor de medicina na Universidade de Melbourne e na Universidade Monash.

“É provável que os compostos não cafeinados tenham sido responsáveis ​​pelas relações positivas observadas entre o consumo de café, doenças cardiovasculares e sobrevivência”, disse Kistler.

Beber duas a três xícaras de café por dia foi associado à maior redução na mortalidade precoce, em comparação com pessoas que não bebiam café, de acordo com o comunicado. O consumo de café moído reduziu o risco de morte em 27%, seguido por 14% para o descafeinado e 11% para o café solúvel com cafeína.

A ligação entre café e um risco reduzido de doenças cardíacas e derrame não foi tão robusta: beber duas a três xícaras por dia de café moído reduziu o risco em 20%, enquanto a mesma quantidade de café descafeinado reduziu o risco em 6% e instantâneo em 9 %.

Os dados mudaram quando se tratava do impacto do café nos batimentos cardíacos irregulares: quatro a cinco xícaras por dia de café moído com cafeína reduziram o risco em 17%, enquanto duas a três xícaras por dia de café instantâneo reduziram a probabilidade de arritmia em 12%, disse o comunicado.

Mais estudos necessários

Uma limitação do estudo foi que o consumo de café foi auto-relatado em um único momento, disse Annette Creedon, cientista nutricional e gerente da British Nutrition Foundation, que é parcialmente financiada por produtores de alimentos, varejistas e empresas de serviços de alimentação.

“Este estudo teve um período médio de acompanhamento de 12,5 anos, durante o qual muitos aspectos da dieta e estilo de vida dos participantes podem ter mudado”, disse Creedon em comunicado. Ela não fez parte da pesquisa.

Além disso, o café pode produzir efeitos colaterais negativos em algumas pessoas, acrescentou. Pessoas com problemas de sono ou diabetes não controlada, por exemplo, devem consultar um médico antes de adicionar cafeína à dieta.

Esses efeitos colaterais negativos “podem ser particularmente relevantes para indivíduos sensíveis aos efeitos da cafeína”, disse Creedon. “Assim, as descobertas deste estudo não indicam que as pessoas devam começar a beber café se ainda não o bebem ou que devem aumentar seu consumo”.

A maioria dos estudos está focada nos benefícios para a saúde do café preto e não leva em consideração os açúcares extras, cremes, leites e aditivos processados ​​que muitas pessoas usam no café.

“Uma simples xícara de café, talvez com um pouco de leite, é muito diferente de um latte grande aromatizado com calda e creme adicionado”, disse Mellor.

Além disso, a forma como o café é fabricado também pode afetar seus benefícios para a saúde. O café filtrado pega um composto chamado cafestol que existe na parte oleosa do café. Cafestol pode aumentar o colesterol ruim ou LDL (lipoproteínas de baixa densidade).

No entanto, usar uma prensa francesa, cafeteira turca ou café fervente (como geralmente é feito nos países escandinavos), não remove o cafestol.

E, por fim, os benefícios do café não se aplicam às crianças — mesmo os adolescentes não devem tomar refrigerantes de cola, cafés, energéticos ou outras bebidas com qualquer quantidade de cafeína, segundo a Academia Americana de Pediatria.

Fonte: CNNBRASIL.com.br

Tags

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !