VÍDEO: Funcionários de mercado jogam cloro em carnes da Friboi após larvas serem achadas

Recôncavo News
0

Um vídeo que mostra funcionários de um mercado no Centro de Itanhaém, no litoral de São Paulo, abrindo embalagens de carne à vácuo, colocando-as em um tanque e jogando cloro. 

As imagens foram gravadas após a auxiliar de enfermagem Kelly Beck Tofteraa, de 36 anos, levar ao estabelecimento uma peça de carne com larvas que havia comprado no local. 

O procedimento é considerado de praxe quando há a intenção de torná-lo impróprio para consumo, segundo a médica veterinária ouvida pela reportagem.

Nas imagens, o pai de Kelly diz ao funcionário que quer ver eles jogarem cloro nas carnes que estavam ali para que elas não fossem mais vendidas. 

"Não vou fazer B.O [boletim de ocorrência], não vou fazer nada, mas quero ver isso aí". Kelly confirmou que fez o pedido para "ter certeza de que eles não venderiam as carnes para mais ninguém".

No entanto, o médico veterinário pós-graduado em Vigilância Sanitária e Controle da Qualidade dos Alimentos Paulo Alberto Torres Globo disse que o mercado não tem obrigação de jogar cloro nas carnes porque a cliente solicitou.

"A obrigatoriedade do supermercado é ressarcir ou trocar o produto. Ela não tem poder de obrigar e eles não teriam obrigação de fazer isso. Se foi em uma peça à vácuo, eles teriam que ter entrado em contato com o fornecedor para identificar como essa larva foi parar lá dentro".

Em nota, o Mercado Extra disse que, em relação ao descarte da carne, que a forma que foi feito o procedimento, apesar de ter sido realizado atendendo a uma solicitação do cliente, não condiz com as políticas e diretrizes de segurança alimentar da companhia. O processo correto foi reforçado junto ao time da loja em questão.

Especialistas explicam o procedimento

Segundo a médica veterinária e pesquisadora na área de Inspeção de Alimentos na Unimes Daniele Raimundo, o estabelecimento não colocou cloro para reutilizar o produto, mas para inutilizá-lo.

"Isso é de praxe. É um protocolo que a Vigilância Sanitária usa para descaracterizar o produto. Eles cortam a embalagem, jogam cloro, iodo para mudar a cor do alimento, estragar e induzir para a deterioração por algum agente químico para certificar que nenhuma outra pessoa consiga pegar aquele alimento e utilizá-lo", disse a pesquisadora de Inspeção de Alimentos.

A carne que teve contato com o cloro pode levar a uma intoxicação. "Em hipótese alguma essa carne que teve contato com o cloro pode ser vendida novamente, reembalada e comercializada. A cor da carne vai estar diferente, a textura e o cheiro [também], então esse procedimento foi adequado".

De acordo com Daniela, o aparecimento de larvas na carne indica que não houve o controle higiênico-sanitário adequado. "Ou seja, essa carne pode ter sido embalada de uma forma incorreta, não ficou sob refrigeração da forma ideal ou teve manipulação inadequada. As moscas pousaram, tiveram acesso livre a esse alimento, pousaram nessa carne e liberaram essas larvas".

Em relação ao descarte de carnes após apenas uma das peças ter apresentado larvas, a especialista disse que, geralmente, o comércio compra carnes em lotes e presume-se que as outras também estariam com alteração. "Não posso afirmar que as outras tinham, porém, elas vieram do mesmo local de origem, tiveram a mesma manipulação, o mesmo armazenamento, então a gente presume que as outras carnes que tiveram essa origem estão apresentando essa alteração também". Com informações do site G1.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !