Plantão Policial

Entenda como hábitos alimentares e prática de exercícios ajudam a equilibrar sua saúde


A busca por uma vida saudável tem sido a meta de muitas pessoas, principalmente porque se conscientizaram quanto aos malefícios que uma vida sedentária pode causar ao organismo e, identificaram como hábitos alimentares e prática de exercícios podem ajudar a equilibrar a saúde, sendo cruciais para a adesão de atividades mais benéficas.

Por isso que no presente artigo abordaremos como manter hábitos saudáveis pode melhorar a vida e trazer mais felicidade e energia para o cotidiano. 

Além do mais, abordaremos alguns hábitos que potencializam os resultados do condicionamento físico e também podem contribuir com mais qualidade e segurança dos procedimentos odontológicos como aparelho dental transparente.

Os exercícios físicos na rotina

Viver de forma mais saudável e melhor é um desafio, principalmente para encontrar um equilíbrio entre o corpo e a mente. Mas, para que isso aconteça, é preciso que haja um cultivo desse modo de vida.

A principal forma de alcançar uma vida mais saudável consiste na mudança de hábitos, eliminando os ruins, além de realizar visitas constantes ao médico, como clínico geral.

Além disso, o atendimento e acompanhamento da saúde bucal e seus tratamentos como implante dentario com o odontologista é muito importante para a saúde geral.

A principal mudança desses hábitos é a questão dos exercícios físicos. Afinal, quanto antes elas forem praticadas, mais rápido o corpo é condicionado a uma nova rotina, trazendo mais qualidade de vida.

Uma atividade física que é feita de forma regular, em conjunto com alimentação balanceada, pode reduzir em até 30% o desenvolvimento de diabetes 2 e até alguns cânceres.

Existem dois tipos principais de exercícios, entre as quais podemos destacar os exercícios aeróbicos e os anaeróbicos. 

A primeira classe consiste em atividades de longa duração, mas que possuem pouca intensidade. Podemos citar dente os exemplos desse tipo de exercícios atividades como:

Natação;

Dança;

Corrida;

Caminhada.

Já os exercícios anaeróbicos são de longa duração e trazem resultados mistos como musculação, ioga e pilates.

Esses exercícios podem ser feitos de forma isolada ou em conjunto, sendo que o mais importante é que sejam feitos com constância, de forma ritmada e que leve em consideração os muitos aspectos da vida, como o tratamento de lente nos dentes, o condicionamento físico e possíveis limitações existentes.

Ao praticar exercícios físicos alguns problemas podem ser evitados como:

Aumento do peso;

Risco de ficar gripado;

Evita a fraqueza dos ossos;

Evita o desenvolvimento de doenças psicológicas.

Além dos exercícios físicos é muito importante também manter uma alimentação saudável, principalmente para que os benefícios da atividade sejam potencializados.

Abordaremos com mais detalhes sobre a alimentação saudável no tópico a seguir.

Alimentação saudável para equilibrar a saúde

Um dos hábitos mais difíceis de serem mudados é o da alimentação, principalmente porque para manter um consumo responsável de alimentos é necessário atenção em todos os momentos, evitando alimentos com sódio, corantes, açúcares e conservantes em excesso.

Para começar uma alimentação equilibrada é necessário a ajuda de um nutricionista. 

Esse profissional construirá um plano alimentar que atenda as necessidades específicas do corpo, além de permitir a energia necessária para o cotidiano, emagrecimento ou ganho de músculos e a prevenção de doenças.

A alimentação na prática das atividades físicas

Quando a atividade física é praticada de forma constante para prevenir doenças, a alimentação é um assunto inseparável.

Isso porque é preciso energia para que a atividade seja feita da melhor maneira possível. Por conta disso, equilibrar os alimentos é de grande necessidade.

Mais ainda, alguns cuidados no processo também se mostram essenciais para garantir mais qualidade de vida e preservar estruturas, como é o caso da cavidade oral que pode demandar o uso de um protetor para manter a qualidade do tratamento de prótese sobre implante dentario em práticas mais intensas.

Assim, ao relacionar a alimentação e a atividade, o primeiro ponto de atenção é não exagerar no carboidrato, principalmente porque para que a digestão ocorra adequadamente, o fluxo sanguíneo é aumentado, gerando uma queda na performance das atividades. 

Assim, é necessário evitar alimentos como arroz, lentilha, feijão e massas.

A proteína pode ser consumida antes do treino, pois o fluxo sanguíneo é aumentado nos músculos, proporcionando resultados mais rápidos para quem realiza o treino de musculação.

Para que a alimentação seja equilibrada, é necessário atenção e acompanhamento profissional, como falamos acima. 

Inclusive, a ingestão de alguns produtos devem ser feitos de forma organizada como: carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e proteínas.

Sempre é importante destacar a necessidade de evitar o máximo possível a ingestão de alimentos processados e ultraprocessados, para que o corpo não sofra com a falta de nutrientes importantes.

Conciliar exercícios físicos com a alimentação equilibrada ajuda muito na composição de uma vida mais sadia. Assim, quem procura mudar os hábitos, precisa agregar, ainda que aos poucos, os exercícios periódicos e uma nova dieta. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.