Plantão Policial

Carro usado x seminovo: Qual comprar?


O mercado automotivo vem crescendo nos últimos meses. Depois de uma queda considerável por causa da pandemia, os resultados começaram a aparecer. No entanto, o mercado ainda está aproximadamente 30% menor do que em 2019. Por isso, esse pode ser um bom momento para comprar o veículo que você deseja há muito tempo. Mas será que você sabe a diferença entre carro usado x seminovo?

Pois é! Muitas pessoas acham que usado e seminovo são sinônimos e usam os termos de maneira livre. No entanto, existem elementos que determinam se um carro pode ser chamado de usado ou de seminovo. Esses elementos são essenciais para descrever a qualidade e o estado de conservação do automóvel e informar ao consumidor que tipo de veículo ele está comprando. Sem ter atenção a essas definições, você pode acabar comprando gato por lebre (ou melhor, usado por seminovo).

Quer saber como diferenciar carro usado x seminovo? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é um carro seminovo?

Para um carro ser considerado seminovo, existem certos requisitos mínimos que ele deve cumprir em termos de idade, quilometragem e modificações ou customizações no seu sistema interno.

Se qualquer um dos requisitos abaixo não forem cumpridos, um veículo não pode ser anunciado como seminovo:

●     menos de 3 anos de idade;

●     máximo de 60 mil quilômetros rodados ou 20 mil quilômetros por ano (por exemplo, em caso de um carro de 2 anos, ele só pode ter 40 mil quilômetros rodados);

●     sem grandes modificações ou customizações.

Esses requisitos servem para provar que o automóvel está, de fato, em um estado seminovo. Ou seja: sua usabilidade não atingiu um nível de desgaste ou modificações que fazem com que ele perca sua garantia, que as peças possam apresentar defeitos ou necessidade para troca.

É por isso que costuma-se dizer que os carros seminovos oferecem o melhor custo benefício possível dentre os diferentes tipos de automóveis do mercado (novos, seminovos ou usados). Afinal, eles já perderam o preço que os carros novos costumam ter (lembre-se de que a maior parte da desvalorização ocorre no primeiro ano) e ainda não apresentam o nível de desgaste de automóveis usados.

O que é um carro usado?

Um carro usado é todo veículo que não é novo em folha e que não se encaixa nos requisitos abaixo. Tradicionalmente, são automóveis com mais de 3 anos de idade, mas que também podem ser mais novos, desde que apresentem uma quilometragem acima da média.

O valor de 20 mil quilômetros por ano é considerado porque essa é a média de quilometragem anual dos motoristas brasileiros. Ou seja: assume-se que qualquer quantidade acima disso demonstra um desgaste anormal no automóvel.

Por exemplo, um carro com um ano e meio de uso, mas com quilometragem de 70 mil quilômetros foi rodado muito mais do que o padrão de mercado e tem um desgaste considerável para a sua idade. Assim, ele já pode ser considerado um usado nas concessionárias.

Além disso, carros usados podem ganhar essa classificação se passaram por extensas modificações, especialmente do tipo que faz com que elas percam suas garantias.

Carro usado x seminovo: qual comprar?

Agora que já vimos as diferenças entre carro usado x seminovo, é hora de entender qual dele é o mais vantajoso para você comprar. E aí, vale mais a pena pegar um seminovo ou um usado? A resposta, claro, é que depende.

No geral, é fato que os carros seminovos são os que apresentam o melhor custo-benefício justamente por estarem no meio termo entre o custo baixo dos usados e os benefícios do 0 km.

Assim, caso você tenha as condições de optar por qualquer um deles, vale mais a pena comprar um seminovo. No entanto, os usados podem ser mais vantajosos em algumas ocasiões. Por exemplo:

●     quando o dinheiro é curto;

●     quando o modelo saiu de linha;

●     quando o usado foi excepcionalmente conservado;

●     quando o usado recebeu as modificações que o motorista quer.

Se você quiser tirar o máximo de valor possível dessa compra, nós recomendamos pesquisar por carros usados em Karvi. A plataforma (que é muito usada fora do país e chegou ao Brasil agora) reúne concessionárias de todas as regiões e apresenta quais delas tem as melhores ofertas perto de você.

Isso vale tanto para carros novos, usados ou seminovos. Desse jeito, você pode analisar qual é a melhor oferta para o melhor carro que você quer comprar. Seja seminovo ou seja usado, você conseguirá um bom automóvel pelo preço que pode pagar.

Agora que você já sabe o que diferencia carro usado x seminovo, é hora de fazer a sua escolha e decidir qual deles você irá comprar. Lembre-se de que não há uma resposta certa, sendo que tanto os usados, quanto os seminovos, apresentam suas vantagens e desvantagens, sendo indicados para um tipo de motorista.

Gostou do nosso conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!