Principais cuidados durante o tratamento Ortodôntico

Recôncavo News

Os procedimentos ortodônticos ajudam a deixar o sorriso mais bonito e funcional, mas para que eles dêem certo é preciso a cooperação do paciente. Confira como cuidar da sua boca durante o tratamento.

O tratamento ortodôntico é procurado por aqueles que querem um sorriso mais bonito ou necessitam corrigir problemas funcionais dos dentes. Seja qual for o caso, além de um ortodontista competente é preciso a cooperação do paciente para que os objetivos sejam alcançados. 

As evoluções tecnológicas chegaram ao campo ortodôntico também, por isso hoje existem diversos tipos de procedimentos que proporcionam bem-estar e comodidade. 

Algo que não mudou, no entanto, foi a necessidade de comprometimento com alguns cuidados por parte dos pacientes. Manter uma boa higiene e visitas regulares ao dentista, por exemplo, são primordiais para quem quer passar pelo tratamento sem maiores problemas. 

Confira alguns tratamentos ortodônticos e dicas de como fazer a sua parte para que eles dêem certo: 

Aparelhos ortodônticos

A ortodontia é a especialidade odontológica mais comum, ela serve para corrigir a posição dos dentes e maxilar. Por se tratarem de problemas que afetam a estética do sorriso e rosto a iniciativa em procurar por ajuda costuma partir do paciente. 

Seja qual for o seu caso é importante tomar algumas precauções antes de iniciar o tratamento. É muito importante que o paciente esteja com uma boa saúde oral, ou seja, livre de cáries, inflamações na gengiva ou placas bacterianas. 

Assim, a visita ao dentista começa por uma boa verificação por toda a boca do paciente e, se for o caso, procedimentos de limpeza dos dentes e extrações de cáries. 

Soluções invisíveis 

Após a limpeza dos dentes é feito o diagnóstico do problema dentário e a indicação do melhor tipo de aparelho para a correção. 

Umas das preocupações de quem busca esse tipo de tratamento é a estética, cada vez mais as pessoas querem soluções que não interfira muito no visual de seu sorriso e que não os deixem com o “sorriso metálico”.

Atualmente, os pacientes têm opções modernas e quase invisíveis para tratar dos problemas. Uma delas é o aparelho porcelana, uma versão mais discreta do aparelho fixo metálico. 

Por funcionar em quase todos os problemas ortodônticos essa é uma opção muito procurada nos consultórios. Assim como a versão metálica, os bráquetes desse aparelho são colados nos dentes, mas são feitos de porcelana e os elásticos que prendem o fio são transparentes.  

Apesar dos bráquetes de porcelana não aderir às manchas, as borrachinhas podem amarelar antes da visita ao dentista para trocá-las. Para evitar que isso aconteça é importante tomar cuidado com a alimentação, procure não ingerir produtos com corante, sejam eles naturais ou não, como refrigerantes, café, gelatinas, biscoitos, entre outros. 

Outra medida que evita o amarelamento das borrachinhas é a boa higienização dos dentes utilizando uma escova macia, creme e fio dental. No caso do fio dental existe o passa fio, uma espécie de agulha de plástico, que ajuda a passar a linha entre os dentes mesmo com o aparelho. 

Além da higienização tome cuidado com alimentos muito duros, eles podem quebrar ou descolar os bráquetes e fazer com que você tenha que voltar ao dentista mais cedo para consertá-los. 

Outra solução popular é o aparelho invisivel, também conhecido com alinhador dental. Esse aparelho é indicado para quem tem apinhamento dental, excesso de espaçamento entre os dentes e sobremordida. 

Ele funciona da seguinte forma: o aparelho é feito de um material transparente e elástico que ao ser colocado nos dentes tentará voltar à sua posição inicial. Desta, forma ele movimenta os dentes aos poucos para a posição correta. O aparelho precisa ser trocado a cada quinze dias para aplicar uma pressão diferente aos dentes. 

A melhor parte desse tratamento é que o aparelho pode, e deve,  ser retirado durante as refeições e ao ingerir bebidas. 

Entre os cuidados necessários estão a escovação dos dentes depois de cada refeição para que os resíduos dos alimentos não se acumulem na peça. 

Por ser um aparelho removível é preciso tomar cuidado ao armazená-lo, quando ele não estiver sendo utilizado é importante que ele seja guardado dentro da caixinha para evitar que seja danificado por acidente. 

Esse aparelho é feito para ficar na boca e não na caixinha, por isso, é importante que ele seja usado por, no mínimo, 20 horas por dia para que o tratamento dê certo e não dure mais do que o necessário.  

Clareamento dentário 

A gente sabe que mesmo quando os dentes são escovados direito dificilmente o sorriso ficará branquinho como os sorrisos das capas de revista. Por isso, o clareamento dentário é muito procurado nos consultórios odontológicos. 

O consumo de certos alimentos pigmentados, o fumo, uso de medicamentos e até herança genética são alguns dos causadores do amarelamento dos dentes. O clareamento dentário é um tratamento estético que irá eliminar pigmentos e manchas no sorriso. 

Existem vários tipos de clareamento dentário, entre eles estão o clareamento a laser, convencional e caserio. 

Vale lembrar que a duração dos tratamentos varia de pessoa para pessoa, mas é importante que todo o paciente adote alguns cuidados como:  evitar a ingestão de alimentos com corante, eles podem acabar com o procedimento feito e causar manchas nos dentes.

Cuidado com batons de cores fortes como o tradicional vermelho, eles podem manchar a superfície dos dentes. 

E, é claro, mantenha a sua saúde bucal em dia. É importante esperar 30 minutos após as refeições para escovar os dentes, assim a saliva terá tempo de neutralizar os ácidos produzidos pela placa e eles não serão espalhados pela superfície dos dentes causando a erosão dentária. 

Assim como os procedimentos, os preços dos clareamentos dentários podem variar dependendo do tipo e do dentista. Por isso, faça uma pesquisa antes de realizar o procedimento para não sair no prejuízo, procurar pelo  termo “clareamento dental preco” é uma boa maneira de começar. 

Atenção, preço não é sinônimo de qualidade, além de pesquisar os valores fique atento ao profissional que fará o procedimentos, escolha um de confiança. 

Implante dentário 

Fazer um implante dentário é o terror de muitas pessoas, mas graças à tecnologia os procedimentos foram aprimorados dando mais tranquilidade e comodidade ao paciente. 

É possível, também, unir segurança e bom preço, por isso além de procurar um bom profissional pesquise por “implante dentario preco” para estar por dentro dos valores médios cobrados. 

O implante dentário é um procedimento que substitui dentes que caíram ou foram danificados. O dentista irá fixar um pino de titânio ao osso do maxilar ou mandibular.  Uma prótese dentária, idêntica à um dente de verdade,  irá ser encaixada ao pino.

O implante dentário é um procedimento simples, porém sério e precisa ser feito com um dentista  de confiança. Antes de fazê-lo pesquise profissionais competentes e peça indicações para conhecidos. 

Este conteúdo foi produzido por Estela Lima, redatora na empresa Clínica Ideal.
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !