Cuidados de saúde básicos para manter mesmo após a pandemia

Recôncavo News
Com a pandemia do novo coronavírus, acabamos adquirindo novos hábitos para ajudar em nossa saúde, bem como ajudar a diminuir a proliferação do vírus. 

Porém, muitos desses cuidados não devem ser deixados de lado, assim como outros cuidados que não estamos podendo ter devido a COVID-19 devem voltar a se tornar hábitos.

Dentre os cuidados e hábitos adquiridos, podemos destacar a lavagem das mãos e a utilização do álcool em gel. É muito importante que saibamos que, principalmente, a lavagem das mãos é uma medida imprescindível para o cuidado com a nossa saúde.

Alguns cuidados que adquirimos devem ser mantidos, como por exemplo:

• Lavagem das mãos:

É através das mãos que muitas bactérias entram em nosso corpo, pois é ela quem toca em tudo, acumulando sujeiras invisíveis aos olhos, inclusive embaixo das unhas.

Estamos acostumados a lavar as mãos apenas antes de nos alimentarmos, mas, como aprendemos com a pandemia, é importante que esse membro esteja sempre muito bem limpo. Por isso, esse é um dos hábitos que devemos manter mesmo após a pandemia;

• Utilização do álcool em gel:

O álcool em gel se tornou um item indispensável nessa pandemia. Logo, aprendemos que é importante manter as mãos sempre higienizadas, e na falta da água com sabão, o álcool em gel é um excelente substituto.

Aliás, a sua utilização vai além da higienização das mãos. É utilizado para limpar carrinhos de mercado, celulares, bolsas, e tudo que tenha tido contato com muitas pessoas. Temos que lembrar que essas medidas devem continuar sendo tomadas, pois elas ajudam na prevenção de outras doenças que podem ser transmitidas por vírus ou bactérias;

• Higienização dos produtos comprados:

Esse é outro hábito que adquirimos com a pandemia e que devemos manter mesmo após o final dela. Os produtos comprados em mercados passam por muitos lugares até chegar à sua casa, tanto ao serem transportados quanto ao serem estocados.

Muitos desses transportes e estoques podem não possuir uma higienização adequada, podendo ser habitados por ratos, baratas, entre outros transmissores de doenças.

Infelizmente, só passamos a perceber isso agora. Portanto, que esse hábito adquirido não seja perdido após o fim da pandemia.

Cuidados com a saúde que deixamos de lado na pandemia

Assim como adquirimos novos hábitos, alguns dos antigos acabaram sendo deixados um pouco de lado. Muitos porque não se podia fazer por causa do isolamento, e outros por desânimo.

Os cuidados com a saúde, como consultas médicas de rotina, ficaram sem ser feitas durante muito tempo, portanto, é importante que esse cuidado seja retomado após a pandemia, pois temos que estar com a saúde em dia sempre.

As mulheres, principalmente, que têm exames rotineiros a serem feitos, como ultrassom e papanicolau, devem retomar às visitas ao ginecologista e manter seus exames em dia. 

Para isso, você pode entrar em contato com a clínica humanize, que tem disponíveis os exames solicitados pelos médicos ginecologistas.

A saúde bucal também não pode ficar de fora. É importante que ela também esteja em dia. Portanto, com o fim da pandemia, volte também a visitar o seu dentista, mesmo que sem dores, devemos sempre fazer consultas preventivas, ou algum outro tratamento, como fazer clareamento dental ou apenas uma limpeza.
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !