Gestão de pessoas: Como mensurar os treinamentos da sua empresa?

Recôncavo News
Para a sua empresa ter sucesso, você precisa focar em estratégias na gestão de pessoas. Afinal, corporações são feitas de indivíduos, e se os seus funcionários forem treinados e qualificados para desempenharem suas funções da melhor maneira possível, a sua empresa cresce.

A fórmula para alcançar o seu tão sonhado sucesso pode ser investindo seus esforços para treinar os seus funcionários, implantando a educação corporativa na sua empresa. Mas você já ouviu falar desta estratégia para melhorar a gestão de pessoas?

O objetivo vai além de qualificar a mão de obra dos seus colaboradores, porque também preza pelo desenvolvimento de competências individuais. Afinal, pessoas são diferentes uma das outras e cada um desempenha um papel importante na sua organização. Por este motivo, pense em como você pode ajudar cada um, ou até mesmo cada setor.

Você pode propor vários treinamentos, para diversas finalidades, seja para atualizar os membros mais antigos do seu time, ou até mesmo para dar um suporte maior para aqueles que estão no início da carreira. A educação corporativa será sua aliada para valorizar sua equipe de qualquer maneira. E assim, você conseguirá conquistar com excelência a área de atuação do seu negócio.

O aperfeiçoamento profissional pode ser feito para áreas específicas, ou até mesmo motivacional. De qualquer jeito, o importante é que a sua equipe de Recursos Humanos (RH) foque no treinamento de todos os colaboradores, além de mensurar corretamente os resultados de cada uma das estratégias realizadas.

Mas as métricas para saber se realmente uma ação que você fizeram foi realmente eficiente para os seus funcionários e para a sua empresa, você precisa ir além dos custos e da satisfação dos participantes. Você também precisa saber sobre:

  • Taxa de engajamento
  • Quantidade de funcionários que participaram
  • Performance do treinamento
  • Impacto final

Continue lendo o artigo para saber mais!

As melhores métricas para medir seus resultados


Se você já implementa a educação corporativa na sua empresa, está com meio caminho andado. Agora, se você quer melhorar os seus resultados e ver se a área de gestão de pessoas da sua empresa está dando retorno, você precisa focar melhor nas seguintes métricas:

Taxa de engajamento


Acompanhe o volume dos treinamentos realizados a partir da quantidade que foi realizado em determinado período, a quantidade de pessoas que participaram, a quantidade de horas de cada aluno e as horas totais dos treinamentos realizados.

Quantidade de funcionários que participaram


Faça a porcentagem dos colaboradores que realizaram algum treinamento e compare com o número total de funcionários que você tem na sua empresa. Assim, você vai saber o total de quantas pessoas ainda não participaram de alguma ação de aperfeiçoamento profissional. 

Performance do treinamento

Faça uma avaliação antes e depois do treinamento para verificar a porcentagem de aprovação e reprovação dos colaboradores. Com a média das notas, você vai ter um parâmetro para saber se o conteúdo administrado foi entendido por todos os participantes, ou se precisa melhorar.

Impacto final 

Fique de olho nos profissionais que realizaram os treinamentos e peça para que os coordenadores responsáveis pelo setor dê feedbacks nos trabalhos realizados após os aprendizados.

Procure por qualquer mudança no comportamento de cada funcionário, seja na qualidade da sua função na empresa, se a produtividade e desempenho melhorou ou não, e se você teve alguma redução de custo após o treinamento.




Todos esses indicadores, juntos com o custo e satisfação dos seus funcionários vão auxiliar sua equipe de RH a calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI), e desta maneira, melhorar as próximas estratégias de gestão de pessoas que serão adotadas na sua empresa.
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !