Plantão Policial

7 dicas para manter a postura correta no trabalho

A postura é uma coisa que interfere diretamente na nossa saúde e qualidade de vida. E, curiosamente, muitas pessoas acabam esquecendo de se atentar a ela durante o trabalho. Veja neste artigo algumas dicas de como manter a postura correta no trabalho.

As jornadas de trabalho estão ficando cada vez mais longas e cheias de atribulações. Isso faz com que a maioria das pessoas acabe chegando aos seus locais de trabalho, se sentando de qualquer jeito e começando seus afazeres, mantendo a postura errada durante todo o período e adquirindo hábitos no trabalho que prejudicam sua saúde.

No entanto, manter a postura correta, além de evitar dores musculares e melhorar o rendimento dos profissionais, também evita que uma série de problemas de saúde que podem acontecer. Pensando em ajudar com essa questão, preparamos este artigo com 7 dicas para manter a postura correta no trabalho.

7 dicas para manter a postura correta no trabalho

1. Conheça bem a anatomia da sua coluna

É importante manter toda a sua coluna alinhada e, para isso, o mais indicado é que você conheça bem a anatomia dela, respeitando sempre as curvaturas da cervical, torácica e lombar.

2. Sente corretamente

Ao se sentar, procure sempre manter a coluna ereta, os ombros voltados para trás e o bumbum bem encostado na parte de trás da cadeira. A princípio esta parecerá uma atitude difícil, afinal ela requer músculos ativos, mas (acredite) com o tempo essa postura será automática.

3. Mantenha o peso bem distribuído

Quando sentamos e cruzamos as pernas, deixamos o peso do corpo em cima de um dos lados apenas, sobrecarregando o quadril e trazendo dores futuras. Portanto, evite essa atitude ao máximo.

4. Faça uso de almofadas

Algumas cadeiras são muito duras e, ao longo do dia, podem fazer com que dores no glúteo surjam, que por sua vez lhe conduzirão a mudar a posição para uma que não seja adequada a sua coluna. Para evitar esse tipo de situação, use almofadas.

5. Levante com frequência

A estrutura física humana não foi feita para permanecer na mesma posição por muito tempo, mesmo que esta seja na posição correta. Por isso, procure levantar-se sempre que possível e caminhar um pouco.

6. Mantenha um ângulo de 90 graus

Ao se sentar, mantenha os pés bem apoiados no chão, promovendo um ângulo de 90 graus em relação ao seu joelho e seu quadril. Isso faz com que o fluxo sanguíneo se mantenha adequadamente e não haja sobrecarga de peso.

7. Deixe o monitor na altura dos seus olhos

Em uma postura correta, a cabeça pesa em torno de 5 kg, mas, quando ela está inclinada para frente ou para trás, seu peso é de 13 kg. Todo esse peso é sustentado pela coluna e pode gerar dores bem desagradáveis. Por isso, o mais indicado é que você mantenha o monitor sempre na altura dos seus olhos.

Manter-se com uma postura adequada, além de evitar o surgimento de dores também previne problemas mais sérios como tendinites, desvios de coluna e mais. Por isso, manter a postura correta no trabalho é tão importante. Além disso, investir em exercícios para manter a coluna sempre saudável também pode ser muito interessante. Fique atento a essas dicas e você verá como sua qualidade de vida pode aumentar.

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net