As principais características de negócios inovadores na Internet

Recôncavo News

Da ideia de um negócio promissor ao sucesso existe muito suor, erros e acertos, e no mundo digital não é diferente. Conheça as principais características que fazem uma Startup decolar pra valer!

Quando falamos em negócios no mundo digital sempre acabamos nos lembrando de grandes cases de Startups e de empresas consolidadas, mas dificilmente paramos para pensar no que está por trás desses empreendimentos e quase nunca conhecemos suas histórias cheias de suor e ousadia, assim como seus erros e acertos. “Certamente cada uma é muito interessante e nos traz um aprendizado único, mas pode-se entender cada negócio dentro de um contexto de inovação e características em comum que são determinantes para se ter um case de sucesso”, diz Leonardo Alonso, fundador do buscador de produtos de moda Lounge A (www.loungea.com.br).

Uma ideia e muito suor

“Geralmente essas empresas têm um início apenas com seus fundadores e capital próprio, onde cada um dá 100% de si para o negócio que muitas vezes ainda está ganhando forma”, complementa. É muito comum ver uma ideia amadurecer durante a criação de uma Plataforma ou durante seus primeiros passos, pois a verdadeira prova de fogo está no interesse do mercado-alvo da Startup pagar pelo serviço ou produto oferecido. E aqui a grande ideia se consolida quando ela consegue resolver algum problema de forma simples e rentável com uma demanda real por ela.

“E mesmo após se ter validado a ideia e quebrado a cabeça inúmeras vezes com algumas madrugadas de trabalho árduo, remodelagens e aperfeiçoamentos, o caminho ainda está no início pois de nada adianta ter o melhor serviço se ninguém conhecer sua empresa”, diz Leonardo.

Bootstrapping e Feedback

Outro ponto de destaque está no fato de uma pequena empresa ter a capacidade para dar uma rápida guinada e reformulação em sua trajetória quando percebem que o caminho que estão seguindo precisa de mudanças. Por isso todo empreendedor digital não pode queimar todas as suas fichas de cara mas sim apostar inicialmente no mínimo produto viável e em uma estrutura enxuta para se iniciar algo, mesmo que a ideia seja muito promissora. Neste ponto, o mercado sempre surpreenderá a Startup com alguma peculiaridade não pensada que muitas vezes é determinante para o negócio se tornar realmente inovador.

O conceito de iniciar algo com os próprios recursos para somente depois de acertar os ponteiros e dar os primeiros passos para captar aportes maiores é o Bootstrapping, pois os erros e acertos nesta fase darão a direção a ser seguida, tornando os próximos investimentos mais efetivos que os anteriores. Por isso o Feedback constante é essencial para a sobrevivência de uma empresa iniciante e importante também como cultura de toda Startup inovadora no mundo digital.

Escalabilidade e novos horizontes

As características que definem Startups inovadoras vão além da solução de problemas de forma simplificada, pois abrangem o potencial de crescimento e a escalabilidade do negócio (a capacidade de crescer muito dentro de um segmento sem inflar a empresa). No que se refere à escalabilidade, os empreendimentos digitais são os campeões, podendo trazer à vida serviços de nichos muito específicos que seriam completamente impossíveis de serem lucrativos no mundo físico, abrindo novas portas para a inovação e o fortalecimento do mercado.

Mas certamente o fator de escala é um parâmetro de ouro buscado por quem quer investir na área, sendo inclusive determinante para quem deseja receber aportes financeiros. E muitas vezes o empreendedor pode achar que ter uma empresa de valor significa também atuar em várias frentes, porém essa prática pode ser um tiro no pé para quem está ainda na primeira fase de crescimento. “É essencial que uma empresa que está se consolidando se foque somente em seu produto principal, pois ela precisará de 100% da energia de todos para oferecer algo valioso. Na realidade, se uma Startup não for como uma flecha que viaja velozmente em uma única direção, se perderá e afastará de si quaisquer possibilidades de investimentos”, finaliza.

Seja como for, os caminhos para a inovação sempre estarão abertos e as oportunidades podem ser agarradas por quem teve uma visão de negócios e quer suar a camisa, quebrar a cabeça e passar algumas madrugadas em claro para trazer algo de valor para as pessoas de forma lucrativa e transformadora.
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !