Plantão Policial

Principais cuidados que você deve ter com bebedouros

Descubra neste artigo como limpar o bebedouro de maneira correta para que ele continua funcionando corretamente e sem oferecer riscos à saúde.

Bebedouro de garrafão
Beber água é uma atividade simples e muito benéfica para o nosso organismo e nossa saúde, pois melhora o funcionamento dos rins e da circulação sanguínea, regula a temperatura corporal, ajuda a emagrecer, diminui o inchaço e muito mais!

Porém, é preciso ter alguns cuidados ao ingeri-la no dia a dia, principalmente relacionado a limpeza e higienização do bebedouro de garrafão, filtro ou pressurizador.

Isso porque bactérias, fungos e coliformes fecais podem contaminar a água que você vai ingerir por meio do recipiente.

Principais cuidados com o bebedouro


O bebedouro é um recipiente que tem como função fornecer água, seja em seu estado natural ou gelada, dessa forma, é importante mantê-lo limpo para evitar problemas à saúde das pessoas.

Por isso, todas as vezes que for trocar o galão limpe o recipiente e também o próprio galão. Se o bebedouro for elétrico, não esqueça de tirá-lo da tomada antes de começar a limpeza.

Ah, e quando comprar um garrafão verifique a validade (que é de três anos), se a embalagem está em boas condições, se o lacre não está violado e se ele não está exposto ao sol.

Agora em relação a limpeza do bebedouro, lave bem as mãos e depois com água e detergente neutro lave a parte interna e externa do recipiente, retire as peças e lave-as também com os mesmos produtos. Enxague bem para que não fique resquícios do detergente.

Após esse passo, coloque na cuba do bebedouro duas colheres de sopa com água sanitária e encha com água natural até ficar próximo de transbordar, deixe assim cerca de 20 minutos. Depois, drene o restante pelas torneiras.

Também não deixe o bebedouro descoberto, pois podem entrar poeiras e outras sujeiras.

Com água limpa, enxágue bem novamente e certifique-se que está tudo bem seco para poder ligá-lo na tomada e assim, utilizá-lo.

O período de limpeza recomendado pelos fabricantes é de pelo menos uma vez por mês, mas claro, não é uma regra, se você perceber que o recipiente precisa de cuidados antes, não deixe-o lá parado.

Vale ressaltar que em um casa ou em um ambiente de trabalho, diversas pessoas utilizam o bebedouro diariamente para beber água e caso ele esteja sujo ou com algum tipo de contaminação, provavelmente todos serão afetados, o que demonstra a importância da higienização desse recipiente.