Plantão Policial

Vantagens que a base comum curricular trás para a educação infantil

Se engana quem pensa que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é destinada apenas para a qualificação do ensino de quem está deixando a escola para o mercado de trabalho. 

A BNCC propõe para as crianças da Educação Infantil medidas para um melhor desenvolvimento através de brincadeiras, recreação e alimentação que as crianças tem dentro das escolas infantis.

A criança deve estar no centro em relação ao processo de aprendizagem e, a BNCC procura orientar aos educadores da Educação Infantil ver seus alunos de forma especial visando novos conhecimentos e experiências. 

Neste artigo iremos esclarecer os cinco campos de experiência que irão dar uma nova visão a organização curricular para crianças.

1- Identidade e subjetividade

Esse primeiro campo visa ensinar a criança a desenvolver sua identidade e subjetividade construindo relações e desenvolvendo experiências para seu auto conhecimento. Este campo procura ensinar a criança o respeito e o valor que cada pessoa que está ao seu redor possui.

2- Experiências através de brincadeiras

Este campo visa valorizar as brincadeiras dentro do ambiente escolar fazendo com que as crianças explorem o espaço através de gestos, movimentos e com o próprio corpo. A dança, música, brincadeiras de faz de conta e outras que possam despertar a imaginação das crianças são essenciais para que a mesma possa experimentar diferentes linguagens e interagir com cada uma.

3- Experiências através de sons e cores

Este campo enfatiza a experiência da criança através da visão e audição, essa experiência provoca nas crianças um sentido investigativo e ativo em diferentes situações que envolvam música, fotografia, desenho, etc.

4- Linguagem oral e escrita

A experiência com a linguagem oral e escrita proporciona a criança conhecer e ampliar seu pensamento e imaginação. Esse campo torna significativa as coisas que acontecem no cotidiano da criança fazendo com que ela reflita e interprete todas as coisas que ela escreve, lê e escuta.

5- Situações dinâmicas e estáticas

As situações dinâmicas (para frente, para trás) e as situações estáticas (longe e perto) proporcionam à criança uma melhor percepção de corpo e espaço fazendo com que a mesmo se sinta interessada em explorar essas áreas. Esse campo visa uma transformação em relação aos valores e conhecimentos básicos das crianças aproximando as mesmas da causalidade.

É importante lembrar que a base não é currículo, ou seja, cada campo aqui exposto foi devidamente pensado para facilitar e melhorar o entendimento das crianças e auxiliar os professores e educadores das Escolas Infantis a transmitir maior clareza no aprendizado de cada aluno. 

Cada Escola Infantil em Campo Grande - MS procura implantar todos esses campos e trazer mais qualidade de ensino para as crianças, os campos de experiência junto com as brincadeiras e uma boa interação por parte dos professores irão formar crianças mais inteligentes e autônomas para que no futuro sejam bons e capacitados adultos.