Isso representa uma ameaça à nossa saúde. Veja o que ocorre… Cães e gatos carregam pulgas, carrapatos e outros parasitas. Mesmo quando tratados adequadamente, esses animais podem transmitir doenças, inclusive problemas alérgicos. Razão pela qual deixá-los no sofá ou na cama não é uma boa ideia.
Quem corre mais riscos são as crianças, os idosos e as pessoas com imunidade baixa. E este é o motivo pelo qual os proprietários de animais de estimação devem ter certos cuidados. Beijar na boca é outro erro. Mas muitos, por motivos sentimentais, não querem nem cogitar parar com essa prática.
E infelizmente não são raros os problemas de saúde provocados pelo contato impróprio com cães e gatos. De quem é a culpa? Dos nossos animais? De maneira alguma! Só para você ter uma ideia, pesquisa mostrou que cerca de 60% dos donos de cães e gatos nos Estados Unidos dormem com seus animais de estimação diariamente.
Claro que esta tendência não está associada apenas com os americanos. O mesmo deve ocorrer no Brasil, em Portugal, no Japão, na Argentina, em Angola, no Canadá… Por outras palavras, esta é uma prática comum em todo o mundo. Então, se você cria um animal de estimação, observe estes cuidados: não o coloque no sofá, na cama, não durma com ele, não beije a boca dele.
Especialmente devem seguir esses conselhos as crianças, os idosos, os doentes e os que estão com a imunidade baixa. Você não deve parar de cuidar e amar o seu cão/gato. Mas apenas ter os (poucos) cuidados para não pôr em risco a sua saúde e a de sua família.