DICA: Vai comprar Smartphone na Black Friday? Confira estas informações

Recôncavo News
Black Friday está chegando e os smartphones estão sempre entre os produtos mais procurados. Por isso, reuni abaixo algumas dicas básicas para quem quer comprar seu novo celular neste fim de ano. 

O objetivo do guia é passar orientações simples e diretas e abordar os itens mais importantes para a maioria dos usuários que querem comprar um smartphone na Black Friday.
Custo/Benefício de Smartphones
De modo geral, o melhor custo benefício está em aparelho com preço entre R$ 1.000 e R$ 1.500. Estes smartphones têm uma configuração que atende bem a usuários que vão usar recursos básicos, como apps de redes sociais, música, vídeo e navegação. A câmera destes aparelhos costuma ser boa o suficiente para fotos casuais e o armazenamento é adequado e normalmente pode ser expandido com cartões de memória.
Sistema
Com o alto preço dos iPhones no Brasil, o sistema Android acaba sendo a opção mais viável para a maioria das pessoas. Atualmente, a maioria dos smartphones vem com as versões 7.0 ou 7.1 (Nougat) do sistema. Há ainda alguns modelos mais antigos com a versão 6 (Marshmallow).
Para quem usa apenas as funções básicas, não há diferença relevante entre as duas versões. Apenas o visual muda um pouco. Também não há grandes diferenças entre as versões do Android de cada fabricante, fora o visual e alguns apps incluídos pelas empresas. Vale notar que o Google já anunciou o Android 8 Oreo, mas nenhum aparelho vendido atualmente roda esta versão.
Processador
Há uma grande variedade de processadores no mercado e os nomes não são nada intuitivos, o que dificulta muito a vida de quem quer escolher um celular com base no processador. Além disso, para efetivamente comparar o desempenho de processadores, é necessário usar aplicativos específicos, e a comparação ainda assim é difícil.
Portanto, caso não seja um nerd de processadores, basta saber que, de modo geral, quanto mais caro o aparelho melhor o processador. Atualmente, Qualcomm e MediaTek são as fabricantes de processadores mais presentes no mercado. Alguns celulares da Samsung usam processadores da linha Exynos, fabricados pela própria empresa. O processador Qualcomm Snapdragon 835 é considerado por muitos especialistas o melhor da atualidade e está presente em praticamente todos os smartphones mais caros do mercado.
Na prática, a diferença de desempenho de um processador de ponta para um intermediário é mais significativa quando são executados aplicativos “pesados” (como games mais sofisticados, aplicativos de edição de imagens e vídeos) ou quando há vários apps rodando ao mesmo tempo. Por isso, se você vai usar apenas apps básicos, provavelmente não vale a pena gastar mais em um celular com o processador mais poderoso do mercado.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !