Governo anuncia que vai liberar saque do PIS/Pasep para idosos, veja os requisitos para receber

Recôncavo News

Depois do sucesso da medida que permitiu o saque das contas inativas do FGTS, o governo federal vai liberar resgates de recursos Fundo PIS/Pasep. A ideia é beneficiar homens com 65 anos ou mais e mulheres com 62 anos ou mais que teriam de esperar mais tempo para ter acesso ao dinheiro. A medida tem potencial para beneficiar quase 8 milhões de idosos. O valor total dos resgates deve ficar próximo de R$ 16 bilhões, apurou o Estadão/Broadcast. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou a medida. “Estamos estudando isso, é um projeto em discussão com o presidente, mas vamos anunciar na data em que estiver tudo aprovado”, afirmou, em rápida entrevista a jornalistas após participar de evento do Instituto Aço Brasil.
O ministro não quis adiantar o volume de recursos que serão injetados na economia com a medida. Hoje, o critério por idade para o saque do PIS/Pasep exige o mínimo de 70 anos. Há ainda outras possibilidades para o resgate, como aposentadoria, invalidez (do participante ou dependente), transferência para reserva remunerada ou reforma (no caso de militar), idoso e/ou portador de deficiência alcançado pelo Benefício da Prestação Continuada (BPC); participante ou dependente com doença grave, ou morte (pagamento é feito aos dependentes ou sucessores do titular). O Fundo PIS/Pasep é resultante da unificação dos fundos constituídos com recursos do Programa de Integração Social (PIS), de trabalhadores privados, e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Os depósitos ocorriam em contas individuais até 4 de outubro de 1988. São esses recursos que poderão ser sacados pelos beneficiários. A Constituição de 1988 alterou a destinação dos recursos provenientes das contribuições para o PIS e para o PASEP, que passaram a ser alocados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para bancar as despesas com seguro-desemprego, do abono salarial e os repasses ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A medida é mais uma tentativa do governo de emplacar uma agenda positiva. O saque das contas inativas do FGTS liberou R$ 44 bilhões a quase 26 milhões de trabalhadores. Fonte: MSN - Lorenna Rodrigues / Eduardo Rodrigues.
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !