Sesab confirma 11ª morte por dengue hemorrágica na Bahia

Recôncavo News
0
Uma menina de nove anos é a 11ª vítima da dengue hemorrágica na Bahia, segundo confirmação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta terça-feira, 8.

De acordo com o órgão, Ana Beatriz Santos Batista era moradora do município de Itabuna (426 km de Salvador, ao sul do Estado) e faleceu no último dia 23 de abril, após ficar três dias internada no Hospital Manoel Novaes.

Esta é a primeira morte registrada em decorrência da doença no município baiano, desde o início do ano. A morte de Ana Beatriz ocorreu no mês em que Itabuna registrou o maior número de casos da doença, 1.737 notificações, segundo os dados divulgados pelo Departamento de Vigilância à Saúde.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itabuna, Márcia Falcão, entre 1º de janeiro a 30 de abril, foram notificados 3.534 casos, com 513 já confirmados, dois com complicações e uma morte por febre hemorrágica, o que fez as autoridades municipais de saúde admitirem uma epidemia. A primeira ocorreu em 2009, quando foram registrados 15 mil casos da doença e 14 mortes, das quais 9 de moradores da cidade.

Capital - Já em Salvador, duas mortes já foram confirmadas desde o início de 2012. Uma delas foi no Hospital Aliança, no último dia 31 de março. A paciente tinha 59 anos e era moradora do município de Jacobina.

Um mês antes um homem de 31 anos também morreu em Salvador, apresentando os sintomas da doença. O médico Igor Porto Caldas, 31 anos, faleceu no dia 20 de fevereiro, no Hospital São Rafael, após passar por diversas unidades médicas do Estado.

Segundo funcionários da Clínica Santa Bárbara, em Jacobina (a 345 km de Salvador), onde o médico trabalhava e recebeu os primeiros cuidados clínicos, Igor foi internado na unidade no dia 17 de fevereiro.

Com o agravamento dos sintomas, o médico foi então transferido para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana; depois levado para o Hospital Couto Maia e, por fim, encaminhado para o Hopital São Rafael, ambos em Salvador.

Números - Desde o início do ano de 2012, até o dia 24 de março, semana epidemiológica 11, foram notificados 13.585 casos de dengue em todo o Estado.

O valor corresponde a uma redução de 11,2% em relação ao mesmo período no ano de 2011, quando foram notificados 15.291 casos. As cidades de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Guanambi, Riachão do Jacuípe, Serrinha, São Francisco do Conde, Jequié, Jacobina e Piripá são responsáveis por 46% destas notificações.

No mesmo período, às formas graves da doença - Dengue com complicações (DCC), Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e Síndrome do Choque da Dengue (SCD) -, foram confirmadas em 50 casos em 23 municípios.

Há suspeita de dengue, pacientes com doença febril aguda, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos sintomas (dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, tontura, hemorragias importantes, palidez ou rubor facial, pulso rápido e fino, agitação ou letargia, desconforto respiratório, diminuição repentina da temperatura, redução do volume de urina, queda da tensão arterial e pele, mãos ou pés frios). Fonte: Atarde.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !