Cooperativa para produção de leite por causa da seca na Bahia

Recôncavo News
0
A Cooperativa Central de Laticínios da Bahia, uma das maiores do estado, parou a produção por conta da estiagem em Feira de Santana, município a cerca de 100 Km de Salvador.

A cooperativa existe há 44 anos e tem hoje 75 funcionários. A unidade já vinha enfrentando problemas, mas a chegada da estiagem prolongada acabou tornando ainda mais difícil a situação da fábrica. Até os tanques de resfriamento doados pelo governo aos produtores ainda não puderam ser usados, já que praticamente não há matéria prima na bacia leiteira da região.

Historicamente, a CCLB trabalhava neste período do ano com 60 mil litros de leite por dia, mas hoje não está beneficiando nem um litro do produto. A cooperativa parou de funcionar porque a pequena quantidade de leite que estava chegando da região não pagava os custos de produção.

"É muito triste você hoje ter 75 famílias aqui e você dizer que vai parar as operações e aqueles poucos produtores que estão lutando e você dizer que não vai poder nem pegar mais a produção deles, que estão sobrevivendo com a pouca produção que fazem. É muito triste, muito triste mesmo", lamenta Jean Pinheiro, presidente do conselho da cooperativa.

O diretor do Sindialimentação, que também é funcionário da cooperativa, está preocupado com a situação dos empregados.

"Nós não queremos que a fábrica feche, nosso objetivo é que a fábrica continue funcionando para garantir o trabalho desse pessoal, até porque muitos deles já trabalham há 20, 25 anos dentro da empresa, com uma idade avançada, e não tem como o mercado de trabalho absolver", observa Derlan Queiroz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores. Fonte: G1 Bahia.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !