Vereadores de Muritiba tentam censurar Blog do Primogênio de Edgar Abbehusen

Anônimo
1
Segundo informações do blogueiro Edgar Abbehusen do Blog do Primogênio sete dos nove vereadores da cidade Muritiba (120km de Salvador) entraram com dois processos judiciais cada, depois dele publicar uma matéria onde fez duras críticas ao legislativo da cidade de Muritiba.

O Recôncavo News é totalmente contra qualquer tipo de censura e tentativa de privar os meios de comunicações, seja escrito, radiofônico, televisivo ou online de sua liberdade de expressão.

Segue abaixo a nota encaminhada por Edgar Abbehusen aos principais meios de comunicação da região e as associações e federações de jornalismo da Bahia:

Prezados Senhores, jornalistas, blogueiros e principalmente população de Muritiba,

Foi com grande espanto que recebi a noticia que 7, dos 9 vereadores da cidade Muritiba  (120km de Salvador) entraram com dois processos judiciais cada, contra mim. Ao todo, segundo informações ainda não confirmadas, são 14 processos.

Isso tudo por conta de uma matéria publicada no meu blog (www.primogenio.com) onde faço uma severa critica a política do legislativo da cidade de Muritiba. Para quem não me conhece, me chamo Edgar Abbehusen Sobrinho, tenho 22 anos e sou muritibano. Trabalho na Prefeitura Municipal de Muritiba, na área cultural e atualmente sou aluno do curso de Comunicação Social na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

O jornalismo sempre foi um sonho pra mim, desde criança. No ano de 2009 lancei o Primogênio na minha cidade, onde ganhei notoriedade com noticias imparciais e também passei a inovar, entrevistando os vereadores em vídeo e postando no blog. Todos elogiaram o meu trabalho e comecei a participar mais ativamente da vida política de Muritiba.

O Primogênio é uma mistura de artigos, textos literários e noticias de interesse da população. Quando resolvi escrever o artigo “CRITICA: O que os vereadores de Muritiba precisam entender!”(http://www.primogenio.com/2011/05/critica-o-que-os-vereadores-de-muritiba.html) foi justamente após ouvir o comentário de um vereador dizendo que ao invés de criticar, deveríamos trabalhar. Achei um absurdo, já que os edis são pagos pelo povo para trabalhar, e a nossa função como imprensa é criticar se for preciso e elogiar se necessário.

Eles não entenderam. Um vereadores ligado ao Prefeito Municipal imprimiu a matéria e foi até o gabinete da prefeitura exigir a minha demissão, assim como no ano passado, quando critiquei os vereadores pelos caminhos traçados nas eleições para deputado. Na ultima sessão ordinária da Câmara Municipal, dia 12 de maio de 2011, um vereador chegou a dizer no plenário que me achava um “babaca”. Até aí tudo bem, assim como defendo a minha liberdade de expressão, entendo que ele pode me achar o que quiser, além de ser protegido pela lei da imunidade parlamentar. (que poderia mesmo se chamar de Impunidade Parlamentar)

Outro vereador disse que eu deveria mesmo era mostrar a cidade que estava abandonada pelo Prefeito Municipal, e não perseguir vereadores. Mais uma vez eles tentam se isentar de responsabilidade. Ao mesmo tempo insere a todo o custo, o meu blog a figura da prefeitura. Certamente para tirar o foco. Na mesma sessão um edil, que também é formado em direito, disse não concordar com a minha matéria, mas defendeu a liberdade de expressão. Esse edil também entrou com o processo contra mim dias depois.

Quero dizer aos amigos que nada irá me intimidar. Enquanto a verdade estiver comigo nenhum tipo de ameaça e acusação servirá de mordaça para calar a minha voz.

Eu vivo num país livre, onde qualquer tipo de censura não tem respaldo moral. O parágrafo IV do Art. 5º diz que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”, e no § 2º do Art. 220 diz-se que “é vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.

A liberdade de expressão está aí para proteger a sociedade. E eu, como jornalista em formação, vou defender esse meu direito até o fim.

Esses 7, dos 9 vereadores da cidade não irão calar a minha voz, e não vão, principalmente, me  influenciar através de mensageiros radialistas que estão sendo PAGOS pela Câmara, tentando me convencer de que essa gestão é a melhor de todos os tempos.

O Blog Primogênio, estará organizando para  próxima quinta-feira, 26 de maio,  um movimento pela Liberdade de Imprensa no Recôncavo, saindo pelas ruas de Muritiba até a Câmara Municipal, todos em silencio, com um pano preto amarrado na boca, e ainda assistir a sessão, civilizadamente, no entanto, demonstrar indignação a esse ato tão truculento contra a liberdade de imprensa desse país.

Amigos blogueiros da região, sei que muitos trabalham e vivem do que essa Câmara paga a vocês, e respeito essa posição, mas não esqueçam que todos somos IMPRENSA e que se aconteceu comigo, pode acontecer com vocês também.

Entendam, vereadores de outras cidades, que minha critica teve apenas o dever de alertar a população e principalmente aos edis, que tem um índice de rejeição inacreditável na cidade.

Agradeço a compreensão de todos, e vou voltar a me comunicar para informar sobre o movimento pela Liberdade de Imprensa no Recôncavo.


Atenciosamente,

 Edgar Abbehusen Sobrinho
Graduando em Comunicação Social
Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Postar um comentário

1Comentários

  1. Helmo Silva1/11/2014

    PRB em Cachoeira passa para o comando de Luciano Borges
    Luciano Borges e o deputado federal Acelino Popó fecham acordo para criar nova mentalidade político - administrativa em Cachoeira
    Acordo político visando a construção da candidatura de Luciano Borges à sucessão municipal nas eleições de 2016, passa para o seu comando, no município, um dos mais fortes partidos da nação e no estado da Bahia, o PRB - Partido Republicano Brasileiro. O menciconado acordo, liderado pelo deputado federal Acelino Popó e a alta direção da referida agremiação, envolve o fortalecimento do partido no município, com novos de filiados e uma extensa programação de encontros, seminários, palestras, parcerias para implantação de cursos profissionalizantes destinados a qualificar jovens e adultos para o campo de trabalho, em vagas oferecidas nas empresas e indústrias projetadas a serem instaladas na região, notadamente no Estaleiro do Polo Naval de São Roque de Paraguaçu, que já está em operação.
    Além do PRB, o projeto de construção da mencionada candidatura majoritária, conta, nesta primeira fase, com mais quatro partidos, em fase final de entendimentos para a nomeação de novas Comissões Provisórias, ampliação do número de filiados, todos já sob o seu comando de Luciano Borges.
    O deputado federal Acelino Popó, atendendo ao projeto de geração de empregos e inclusão social elaborado por Luciano Borges, já começará agora no primeiro semestre de 2014, a articular parcerias com órgãos governamentais com o objetivo de materializar protocolos do referido projeto em Cachoeira e região, cujas ações prosseguirão nos anos sucessivos.

    ResponderExcluir
Postar um comentário

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !