Plantão Policial

Cinco cidades do interior da Bahia passam a contar com cursos de medicina ainda em 2018

A cidade de Brumado, no Centro-Sul da Bahia, vai ganhar uma faculdade de Medicina. O anuncio será feito nesta terça-feira (3), pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, durante evento no auditório da prefeitura.

Em março, o MEC divulgou que, além de Alagoinhas, que teve o curso inaugurado, outras quatro cidades baianas passariam a contar com a graduação em Medicina: Brumado, Irecê, Porto Seguro, e Valença. A previsão é que a entrega dos cursos ocorra em dezembro. Ao todo, 28 municípios do país foram selecionados para implantação de cursos de Medicina.

A escolha das cidades foi feita levando em consideração as condições dos municípios para receber os novos cursos de Medicina, como a quantidade de equipamentos de saúde e de leitos na cidade, a existência de um hospital com potencial para se tornar um hospital de ensino, equipe de atenção básica e um campo de prática que garanta aos alunos educação de qualidade.

Também em março, a Faculdade Estácio de Alagoinhas passou a oferecer o curso de Medicina no município, a 108 quilômetros de Salvador. O curso tem duração de seis anos, com aulas teóricas e práticas, em laboratórios e unidades de Saúde do munícipio e região, além da oferta de vagas de residência médica.

A Bahia possui 20.708 médicos para atender 15,3 milhões de habitantes. Ou seja, há 1,35 médico para cada mil pessoas, enquanto a média nacional é de 2,18 profissionais para a mesma demanda. Os dados são da pesquisa Demografia Médica 2018. Com informações do Correio24hs.