São Felipe: Alunas da rede municipal conquistam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Recôncavo News
Duas alunas da rede municipal de São Felipe conquistaram medalhas de ouro na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Letícia dos Reis Andrade, 8 anos, e Ana Flavia Souza Silva, 9, estudantes da Escola Municipal Raymundo dos Santos Ferreira, venceram o prêmio máximo da competição, que, este ano, teve a participação de 744.107 alunos de 7.895 escolas públicas e privadas de todo o país. O resultado da olimpíada foi divulgado neste mês. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e consiste na realização de uma prova nas próprias escolas participantes.
Foto: Divulgação. Ana Flavia e Letícia com a professora Luciene Melo.
Este ano, o teste foi aplicado no dia 13 de maio. Os alunos participantes são divididos em três níveis: o primeiro, para estudantes do 1º ao 3º ano do ensino fundamental; o segundo, do 4º ao 5º ano; o terceiro, do 6º ao 9º ano; e o último, destinado aos alunos do ensino médio. Letícia e Ana Flavia venceram no nível 1. Nas provas, são abordados conteúdos como fases da lua, translação da Terra, sistema solar, origem do universo, fenômenos físicos e químicos, atmosfera e sua importância para a manutenção da vida no planeta e a corrida espacial durante a Guerra Fria. Além disso, também são abordados conteúdos sobre a aviões, foguetes e satélites.
A Secretária da Educação de São Felipe, Claudia Pitanga, conta que estes assuntos são tratados durante as atividades na rede municipal. "A Astronomia é uma das ciências mais antigas e Astronáutica, uma das mais jovens. Por meio delas, nós abordamos em sala de aula uma série de temas, como a órbita dos planetas, as constelações, e vamos além, tratando de assuntos fundamentais para nosso planeta", disse a diretora. "Nossas alunas estão de parabéns, pois aplicaram muito bem este conhecimento nas provas da OBA", complementou. Esta não é a primeira vez que alunos de São Felipe são premiados com medalha na OBA. No ano passado, Roqueline Santos Cardoso e Kauan dos Santos venceram medalhas de ouro e bronze, respectivamente, na olimpíada.  ASCOM - Por: Luan Santos.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !