Um processo que demanda energia e que, quanto mais acelerado for, mais energia gastará.
Dessa forma, acelerar o metabolismo é a certeza de gastar mais calorias de maneira natural.
Algo que impacta diretamente no emagrecimento saudável.
Por isso, com a ajuda da médica endocrinologista do Hospital São Marcelino Champagnat Dra. Luiza Esteves separamos quatro dicas valiosas para acelerar o metabolismo do seu corpo e, consequentemente, gastar mais calorias. Confira:
1. Aumento de massa muscular
"O aumento de massa muscular e de massa magra faz com que o metabolismo basal cresça, porque o músculo é um tecido, que gasta mais energia ao longo do dia, mesmo quando você está parado do que a gordura, por exemplo.
Então, quem tem mais músculo vai gastar mais energia ao longo do dia. É importante a prática e atividade física resistida com o objetivo de ganhar massa muscular para você poder aumentar o seu metabolismo", diz a doutora Luiza.
2. Exercício físico aeróbico
Caminhada, corrida, bicicleta e natação estão entre as opções que promovem o gasto calórico com direito a melhora na aptidão cardiovascular. "Há inúmeros benefícios cardiovasculares e para a saúde.
Então, são importantes tanto para acelerar o metabolismo quanto para você melhorar a sua aptidão", complementa Esteves.
3. Sem dietas restritivas
Essa opção simplesmente deixa um sujeito sem energia, ou seja, haverão menos calorias com o entendimento do corpo, que estará bem o oposto daquilo que realmente é o seu objetivo.
"Se você está dando menos energia e menos calorias, seu corpo entende que está passando por uma situação de estresse e que precisa diminuir o gasto metabólico dele.
Sendo assim, o que o nosso corpo faz? Se adapta e com isso diminui a taxa metabólica basal. Tem que ter cuidado com essas dietas restritivas quando são realizadas por tempo mais prolongado", orienta a médica.
4. Atividade física não programada
"Diminuir o tempo sedentário para quem faz trabalho a mais em home office, que fica o dia inteiro sentado.
Fazer pausas a cada meia hora e levantar um pouco. Isso pode trazer benefícios para a saúde e, também, você vai ajustar aumentando um pouco mais seu metabolismo", encerra a Dra. Luiza Esteves.