A Caixa Econômica Federal anunciou que fará um leilão online às 10h de 14 de fevereiro, com 300 opções em todo o território nacional. O certame é extrajudicial de imóveis que foram tomados pelo banco devido à inadimplência. De acordo com a Lei de Alienação Fiduciária, o primeiro leilão feito deve ofertar os imóveis pelo valor de avaliação
Caso a venda aconteça no primeiro leilão, o banco liquida a dívida e devolve o valor que sobrar para o devedor. Já no segundo, os imóveis serão ofertados pelo valor da dívida, chegando a preços menos que os praticados no mercado.
Os descontos podem chegar em 80% em algumas ofertas.
O evento está marcado para 1 de março, também às 10h. Os interessados podem participar online.
Condições de pagamento do leilão
As condições de pagamento dos imóveis leiloados irá variar de acordo com cada um, pois elas mudam a depender do edital de venda. Ademais, há possibilidade de fazer o pagamentos à vista, usando também os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou usar o financiamento da Caixa.
Os interessados em financiar o imóvel arrematado devem buscar uma agência do banco e negociar com o setor financeiro. A mesma atitude deve ser tomada por quem pretende utilizar os valores do FGTS como forma de pagamento.
Vale ressaltar que qualquer trabalhador assalariado pode ter crédito a receber no fundo de garantia. O saldo do mesmo pode ser consultado por meio do aplicativo FGTS ou do site da Caixa.