Plantão Policial

Saiba o que comer para manter o colesterol sob controle


O colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. 

No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

A boa notícia é que é possível tratar e controlar o colesterol através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos. 

O especialista em cardiologia Jamie Brosch, da clínica Goodbody, no Reino Unido, explica que os beta-glucanos podem ajudar a combater o 'mau' colesterol (LDL).

 Este tipo de fibra solúvel pode ser encontrado em alimentos ricos em gorduras insaturadas e que contêm ácidos gordos ômega-3.

De acordo com uma meta-análise, baseada em dezenas de investigações anteriores sobre o tema, aproximadamente três gramas de beta-glucanos por dia podem ajudar a reduzir entre 5% a 10% de colesterol LDL numa pessoa com níveis normais ou altos de colesterol.

Brosch não tem dúvidas: "Comer uma tigela de 30 gramas de papas de aveia por dia irá dar-lhe beta-glucano suficiente para ajudar a baixar o colesterol". "As nozes também são uma boa fonte de gorduras insaturadas. 

Adicione um pequeno punhado por dia à sua dieta, evitando nozes salgadas", acrescenta. 

Segundo Jamie Brosch, devemos ainda trocar a manteiga por pasta à base de vegetais, cortar no açúcar, queijos duros e salsichas, consumir laticínios com baixo teor de gordura, menos carne vermelha e mais carne branca, peixe e feijão. 

O especialista diz também que garantir que se obtém vitamina D também pode ajudar. 

Uma meta-análise, que envolveu três mil participantes, descobriu que as pessoas que consumiram suplementos de vitamina D durante um período de seis semanas a três anos tinham visto diminuir os seus níveis de colesterol LDL. O mesmo não se verificou com o HDL. 

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol:  o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). 

O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. 

Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. 

Acontece que os sintomas de colesterol alto não costumam ser perceptíveis, só sendo possível identificar o problema através da realização de um exame de sangue.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;

Colesterol LDL - <115mg/dl;

Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher