Polícia Federal faz operação para desarticular esquema milionário de descaminho de vinhos em Feira, Cruz e SAJ

Recôncavo News
0

Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (9), nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia, para desarticular uma organização criminosa responsável por um esquema milionário de descaminho de vinhos.

A PF informou que, com o aprofundamento das investigações, mapeou os principais integrantes do grupo e identificou que, de dezembro de 2020 a abril de 2022, os suspeitos movimentaram mais de R$ 100 milhões em fraudes.

Segundo a Polícia Federal, na ação, mais de 100 policiais federais executam oito mandados de prisão preventiva e 28 mandados de busca e apreensão nos estados. Também são executadas ordens judiciais para o bloqueio de veículos, bens imóveis e contas bancárias. A operação conta com o apoio da Receita Federal e da Polícia Militar da Bahia.

A investigação teve início em 2022, a partir da apreensão de uma carga de vinhos oriundos da Argentina, no município gaúcho de Horizontina, internalizados no Brasil sem a documentação legal.

O carregamento ilegal ingressava no Brasil pela fronteira noroeste do Rio Grande do Sul, em embarcações que usavam portos clandestinos na margem brasileira do Rio Uruguai para descarregar a mercadoria.

Posteriormente, o produto era transportado para cidades dos estados de São Paulo e Bahia, onde era comercializado. Durante as investigações, foram realizadas oito apreensões vinculadas à organização criminosa, que totalizaram mais de 17 mil garrafas de vinho.

A operação recebeu o nome de "Harry Houdini", em homenagem a um homem famoso por ter grande habilidade de escapar de algemas, correntes, celas e prisões. A PF explicou que os membros da organização criminosa buscavam escapar das fiscalizações da mesma forma, para promover a entrada ilegal das milhares de garrafas de vinhos argentinos.

Veja a lista dos mandados de busca e prisão expedidos por município:

- Feira de Santana

- Camaçari

- Lauor de Freitas

- Santo Antônio de Jesus

- Paulo Afonso

- Cruz das Almas

Com informações do site G1.

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !