Plantão Policial

Avião da United tem problema técnico em pleno voo; veja vídeo

Uma provável falha na bomba hidráulica do Boeing 777-200ER da companhia americana gerou uma sequência de faíscas no motor após a decolagem. 

Voo retornou ao aeroporto de Newark

m Boeing 777-200 da United Airlines (registrado N787UA) que operava o voo UA149 entre o aeroporto de Newark, em Nova York, e São Paulo enfrentou problemas técnicos assim que deixou o terminal americano.

Logo após a decolagem, em Newark, uma sequência de faíscas foi observada. Assista ao vídeo:

Ao detectarem o problema, os pilotos entraram em contato com o setor de manutenção da companhia e após comunicação com o Controle de Tráfego Aéreo (ATC), entraram em um padrão de espera sobre o oceano Atlântico.

Os pilotos precisaram alijar combustível, ou seja, se desfazer de uma certa quantidade de querosene de aviação para que a aeronave atingisse o peso máximo certificado para um pouso sem danificar aestrutura do Boeing 777. Depois do alijamento, retornaram a Newark, onde pousaram com segurança uma hora e 30 minutos após a partida inicial.

Os primeiros relatórios sugerem que a aeronave enfrentou uma falha na bomba de pressão hidráulica do trem de pouso central.

Embora seja considerada uma emergência, a pane não representa ameaça direta à segurança de voo. Em nenhum momento houve ameaça de incêndio na aeronave.

O Boeing 777 possui três sistemas de segurança para o acionamento do trem de pouso. Esta alternativa de ações de segurança é chamada na aviação de redundância. 

O vídeo que registrou as faíscas foi feito por um observador de aviões (spotter). 

Os passageiros foram realocados em outros voos da United Airlines.