Plantão Policial

Saiba como baixar e instalar o aplicativo para fazer a "Prova de Vida INSS" pelo celular

Para realizar a prova de vida através do aplicativo gov.br você precisa:

- ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN);

- ter uma conta no gov.br;

- instalar, em seu celular, o aplicativo SouGOV.BR e o aplicativo GOV.BR.

ATENÇÃO: o aplicativo Meu gov.br agora se chama GOV.BR. Se você já tem o Meu gov.br instalado, atualize para a nova versão na loja de aplicativos do seu celular 

Para dúvidas ou como criar conta gov.br, clique aqui .

Para instalar o aplicativo SouGOV.BR, acesse: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/                                             

Após instalar os aplicativos, siga as orientações e realize a sua prova de vida. 

Prova de Vida Pendente ou Em Atraso

Se na página inicial do aplicativo aparecer a letra N ao lado do nome “SouGOV.BR” significa que a sua Prova de Vida está como Pendente ou em Atraso:

Outra forma de verificar o status de sua Prova de Vida é clicar nas 03 linhas ao lado do nome SouGov.br e depois na opção “Prova de Vida” para saber se a sua situação está Regular, Pendente ou Em Atraso: 

Prova de Vida Pendente: significa que você está dentro do ciclo, de três meses, para realizar a Prova de Vida. Clique em "Instruções para Prova de Vida" para iniciar o procedimento. Leia com atenção as orientações e depois clique em Entendi! Abrir gov.br:

Prova de Vida em Atraso: significa que você ultrapassou o período de três meses para realizar a Prova de Vida, mas é possível fazer o procedimento mesmo assim. Clique em Instruções para Prova de Vida para iniciar o procedimento. Leia com atenção as orientações e depois clique em Entendi! Abrir gov.br:

Procedimento da Prova de Vida no aplicativo gov.br: 

Clique em Começar e escolha uma das formas de acesso, em seguida, clique em Continuar:

Digite sua senha, clique em Entrar, selecione as imagens que forem solicitadas e clique em Verificar: 

Leia atentamente as dicas para o reconhecimento facial e, se tiver dúvidas, clique no Tutorial. Depois clique em Permitir: 

Para iniciar a Validação Facial,  clique no botão marcado para tirar a sua foto e siga as instruções solicitadas de sorrir, virar o rosto para a esquerda e direita:

Após a validação facial, clique em Serviços e depois em Autorizar para finalizar o procedimento e validar a sua Prova de Vida: 

Consultando a situação da Prova de Vida e obtendo o comprovante

Se na página inicial do aplicativo não aparecer a letra N ao lado do nome “SouGov.br” significa que a sua Prova de Vida foi efetivada com sucesso e está regular: 

clique na seta ao lado de Arquivo para obter o comprovante da Prova de Vida.