Confira 10 dicas para fortalecer a imunidade e se proteger da nova onda da covid

Beatriz
0


Com a chegada da variante ômicron e a nova onda de contaminação pela covid-19, muita gente tem se questionado sobre como manter o sistema imunológico em alta e minimizar a possibilidade de complicações pelo vírus. Fato é que, além das principais medidas de segurança, como evitar aglomerações, usar máscaras e fazer a higienização adequada, também é recomendado manter uma dieta equilibrada. Dessa forma, além de evitar o agravamento dos sintomas, ainda é possível combater algumas infecções e se recuperar rapidamente.

Antes de mais nada, a nutricionista Larissa Araújo alerta que não existe alimentos, ou nutrientes milagrosos que previnam ou curem o novo coronavírus, independente da variante. Mas, é possível fortalecer o sistema imunológico para que o corpo consiga se defender da melhor maneira caso seja infectado.

Para isso, a alimentação, assim como algumas pequenas mudanças no dia a dia, se tornam grandes aliadas. Veja então como manter a imunidade alta com 10 hábitos para manter uma vida saudável.

Mantenha a ingestão de pelo menos cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes

Quanto maior a variedade e o colorido da dieta, maior a diversidade de nutrientes;

Prefira alimentos integrais, que têm maior teor de fibras, vitaminas e minerais;

Mel, gengibre e frutas cítricas têm propriedades anti-inflamatórias

Aposte em alimentos antioxidantes, como os ricos em: acerola, kiwi, morango, laranja e limão 

Aumente o consumo de vegetais verde-escuros - os alimentos de cor verde, como brócolis, couve e espinafre, possuem em sua composição um nutriente chamado ácido fólico. Ele é um dos responsáveis pela produção de glóbulos brancos, que são a defesa do nosso organismo.

Insira o tomate na dieta - Além de combater doenças cardiovasculares, ele combate o envelhecimento precoce das células.

Invista em Oleaginosas - Nozes, amêndoas e castanhas são sementes ricas em vitamina E, um potente aliado que ajuda aumentar a atividade imunológica do organismo

Rotina de sono - Dormir bem ajuda o sistema imunológico a sintetizar as proteínas essenciais para sua atividade se manter eficaz. Além disso, o sono de ao menos oito horas também auxilia na sensação de bem-estar

Combate ao estresse - É comprovado que o estresse constante pode enfraquecer o sistema imune e nos deixar mais suscetíveis a infecções diversas. Trabalhe para ajustar sua rotina e torná-la mais relaxante e saudável

Por fim, a nutricionista faz uma importante ressalva: “Não existe uma receita milagrosa para o sistema imunológico, mas, sem dúvidas, essas ações diárias fazem muita diferença”, destaca. Com informações do Bnews.

Tags

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !