Plantão Policial

Caixa libera novos pagamentos do PIS nesta Terça; Saiba quem tem direito

O PIS é uma contribuição social paga pelas empresas para financiar os fundos de seguro-desemprego, abono de família e abono de trabalhadores de baixa remuneração.

O PIS (Programa de Integração Social) já começou a ser pago neste mês e na próxima terça-feira (15), será a vez dos nascidos em março receberem o benefício. Esse programa tem como fonte de renda tributos federais baseados no faturamento das empresas.

O PIS é uma contribuição social paga pelas empresas para financiar os fundos de seguro-desemprego, abono de família e abono de trabalhadores de baixa remuneração. A alíquota atual do PIS é de 1,65%.

Atualmente o abono do PIS (empregados de empresas privadas) é feito na Caixa Econômica Federal. O sistema PIS/PASEP foi criado para promover a participação dos empregados no desenvolvimento das empresas. Na prática, trata-se de programas de transferência de renda visando a melhor distribuição da renda nacional.

O abono referente ao ano de 2020 será despositado na Poupança Social Digital da Caixa. Ela pode ser feita pelo aplicativo CAIXA Tem.

Todos os trabalhadores podem consultar o valor que receberão nos aplicativos CAIXA Trabalhador e CAIXA Tem. O serviço também está disponível no 0800 726 0207. No caso dos trabalhadores de cidades afetadas pelas chuvas nos estados de Minas Gerais e Bahia, a Caixa já antecipou os valores no dia 08 de fevereiro.

De acordo com a Caixa, trabalhadores inscritos no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, que trabalharam no mínimo 30 dias de carteira assinada em 2020 e tiveram renda de até dois salários, tem direito ao PIS.

Confira a seguir o calendário de pagamento do benefício.