Plantão Policial

PIS/PASEP começa a ser liberado em Janeiro de 2022; saiba quem pode receber até R$ 1.200,00



A partir de Janeiro de 2022, o governo federal vai liberar o abono PIS/PASEP para milhões de brasileiros. O pagamento do PIS PASEP foi adiado de Julho de 2021 para o ínicio de 2022 por causa do remanejamento dos recursos para financiar o programa BEM.

Para receber o abono PIS PASEP é necessário ter exercido atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano anterior ao pagamento e ter recebido até 2 salários mínimos por mês em carteira assinada. Também, é preciso está inscrito no PIS-Pasep há pelo menos 5 anos e ter os dados atualizados pelo empregador na RAIS.

o abono PIS/Pasep tem como base o salário mínimo em vigor, ou seja, a cota de pagamento para os trabalhadores será de acordo com o piso nacional em 2022.

É importante destacar que, os trabalhadores que recebem o PIS, o pagamento é realizado na Caixa Econômica, casas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui. Por sua vez, aqueles que possuem direito ao PASEP, recebem no Banco do Brasil. 

Os beneficiários que não possuem conta nos bancos, podem ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro. Aqueles que não tem o cartão pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 

Aqueles que possuem dúvida e querem saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep). 

Reportagem e edição de Texto por: Junior Santos, Com informações do G1.