Plantão Policial

Governo planeja começar pagamento do Auxílio-Gás a partir de 10 de dezembro; veja detalhes


O novo programa do governo federal, auxílio-gás, vai beneficiar às famílias carentes com uma ajuda no valor de R$ 52,00. A data de pagamento do benefício está marcada para o próximo dia 10 de dezembro. O Auxílio-gás foi lançado oficialmente pelo Governo Federal, na última quinta-feira, 2.

O pagamento do benefício será feito a cada 2 meses, onde mais de 5 milhões de famílias irão receberão o valor de ajuda. O benefício que será pago corresponde a 50% da média nacional do valor do gás de cozinha com 13 kg. De acordo com a ANP, o preço médio do combustível no mês de novembro chegou a R$ 100.

A ação tem o intuito de reduzir os impactos do preço do produto no orçamento das famílias de baixa renda. Para ter acesso, é necessário possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), ter renda mensal per capita de até meio salário mínimo, além de outras condições. Veja a seguir!

Quem vai receber a ajuda?

O primeiro critério é a inscrição no CadÚnico, cujo pagamento será feito ao responsável familiar, que deve ser preferencialmente mulher. Outro grupo atendido será o de inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com o pagamento destinado ao titular do benefício ou seu responsável.

Além destas pessoas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também dará prioridade ao recebimento da ajuda às mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Para manter sempre reajustado o valor do benefício, a ANP publicará em seu portal todos os meses, até o décimo dia útil, o cálculo médio dos seis meses anteriores referente ao preço nacional do botijão de gás de cozinha.