Plantão Policial

Marca na unha pode indicar quem já teve covid-19, diz cientista


O sinal de que você já teve covid-19 e não soube porque não apresentou sintomas pode estar na sua unha. O alerta é do epidemiologista inglês Tim Spector, que lidera o Zoe Symptom Study, um aplicativo dedicado a reunir os sintomas da doença.

Segundo Spector, as pessoas que têm uma “linha clara” nas unhas podem ter contraído o vírus anteriormente. A explicação é simples: essa linha pode ser causada pela interrupção do crescimento da unha devido a uma lesão ou doença viral.

“Suas unhas parecem estranhas? As unhas COVID são cada vez mais reconhecidas à medida que elas se recuperam após a infecção e o crescimento é retomado deixando uma linha nítida. Pode ocorrer sem erupções cutâneas e parece inofensivo”, publicou.

Vários internautas interagiram com a publicação, contando terem notado esse sinal em suas unhas.

“Percebi isso e também a queda de cabelo 3 meses depois de covid”, respondeu um.

Outro internauta perguntou: “Você pega isso depois de pegar uma gripe também? Eu tive gripe (pela primeira vez) no início de dezembro de 2019 e notei essas linhas semanas/meses até que a unha cresceu e me perguntei se havia uma ligação”.

O epidemiologista disse que qualquer infecção pode fazer com que apareça essa marca. “Não é específico para covid, mas, claramente, muitas pessoas foram expostas em um momento semelhante”, explicou.

Essas marcas transversais são reconhecidas como ‘linhas de Beau’ e podem aparecer em todas as unhas, inclusive nas dos pés. Elas tendem a desaparecer com o tempo, à medida que as unhas vão crescendo.

Outros sinais de covid-19

Todo mundo sabe que febre, tosse, perda de olfato e dor no corpo são alguns dos sintomas mais comuns de covid-19, porém, há outros menos recorrentes e, por isso, pouco levados em consideração.

Estudos já citaram erupções na pele e na boca e até conjuntivite como alguns dos sinais incomuns. E cada vez mais, aparecem outras manifestações. Com informações do portal MSN.