Plantão Policial

Clínica de Hemodiálise é inaugurada em Cruz das Almas


Foi inaugurada nesta quinta-feira, 22, a Unidade de Hemodiálise Cruz das Almas. Um projeto do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH). 


A unidade tem como objetivo favorecer o acesso da população à Atenção Especializada em Doença Renal Crônica – Hemodiálise e Diálise Peritoneal, bem como ao acompanhamento de pacientes nos estágios pré-dialíticos e do matriciamento da Atenção Básica com o intuito de orientar profissionais quanto ao manejo clínico da DRC nas fases iniciais da doença, promovendo assim uma melhor cobertura assistencial no tratamento dos doentes renais crônicos.


A clínica de Nefrologia possui capacidade instalada de 35 pontos de hemodiálise, com previsão de funcionamento nos 3 turnos, suficiente para atendimento a 210 pacientes, residentes em sua área de abrangência, que é de 265.033 habitantes, referente aos municípios de Cabeceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Conceição de Feira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, São Félix e Sapeaçu localizados na Região de Saúde de Cruz das Almas.

O presidente do IBDAH, José Antônio Sousa, destaca que está sendo dado mais um grande passo na Saúde da Bahia. “A implantação desse serviço 100% SUS chega para beneficiar toda a região de Cruz das Almas, além do benefício assistencial, os pacientes terão mais tranquilidade no seu tratamento, afinal, o atendimento está próximo de sua residência. Agradecemos ao Governo da Bahia que tem investido cada dia mais na Saúde dos baianos, ” informou.

A dona de casa Maria Amélia Silva comemorou a inauguração da unidade. “Hoje é um dia muito feliz porque com essa clínica aqui meu marido continuará o tratamento perto de casa, ele pegava estrada 3 vezes na semana, agora não vai mais precisar, agradeço a todos por esse presente”.