Plantão Policial

Conheça 9 profissões em alta até 2025

Há tempos que ter um site e um serviço de web host faz parte da rotina de quem quer ter credibilidade no meio online. Quem atua como profissional freelancer é fundamental ter um espaço virtual para atrair contatos e mostrar os seus trabalhos.

Entretanto, o fato é que, hoje em dia, na era digital, ter presença online faz parte do dia a dia de vários profissionais, especialmente de quem está entrando no mercado de trabalho por meio de profissões que até então eram desconhecidas ou simplesmente não existiam.

A digitalização das empresas proporcionou (e ainda proporciona) o surgimento de profissões novas ou que se transformaram para se adaptar a esses novos tempos. É por isso que já podemos ter uma noção de quais profissões estarão em alta nos próximos cinco anos.

Não é preciso ter bola de cristal para prever o futuro do mercado, basta ter um olhar clínico para o que ocorre ao nosso redor.

Conheça as profissões em alta até 2025

As transformações no mercado de trabalho são cada vez mais constantes, pois a cada dia surgem novas tecnologias com o objetivo de otimizar as atividades, sejam elas realizadas entre as quatro paredes de um Home Office ou no processo industrial de uma fábrica.

“Digitalização” é a palavra de ordem, especialmente nesse início de década, marcado por uma pandemia que passou como um furacão sobre a economia mundial. 

É a transformação digital, aliada com a Cloud Computing, a Inteligência Artificial e outros recursos, que guiam os modelos de negócio das empresas, favorecendo o surgimento de novas atividades e profissões. 

O fato é que mais cedo ou mais tarde a transformação digital chega em um segmento e o quadro de profissões vai se atualizando para se adaptar ao novo ritmo. É aí que percebemos a ascensão de algumas atividades no ambiente profissional.

Para quem está em busca de novas oportunidades nesse disputado mundo digital, vale ficar atento para algumas profissões que, até 2025, estarão em destaque. Vamos ver quais são elas? 

1 - Estrategista de Marketing Digital

Esse profissional tem o objetivo de detectar quais serão as melhores abordagens para um gestor garantir uma eficiente presença do seu negócio nos meios digitais. 

O estrategista de marketing digital deve ter a capacidade de avaliar, conforme as características do empreendimento, quais são os canais mais adequados e os métodos corretos para aparecer na internet.

Um bom profissional dessa área sabe também optar pelos melhores serviços, como servidores host para sites e blogs, por plugins que auxiliam na eficiência e outros recursos que favorecem um bom aproveitamento digital do negócio.

O atual contexto demanda que as empresas estejam online para promover um bom alcance da sua marca, a captação dos leads e mais chances de vendas. Por tudo isso, o estrategista de marketing digital é um profissional que poderá encontrar várias oportunidades.

2 - Representante de vendas online

Quando se fala em profissões do futuro, não quer dizer que apenas aquelas profissões que irão surgir estarão nos holofotes. Há também aquelas profissões já conhecidas e que ainda estará em evidência. Representante de vendas online é uma delas.

A habilidade de persuadir, de entender o comportamento e a psicologia do consumidor é fundamental para vários tipos de negócios e no contexto digital esse profissional ainda será mais importante.

3 - Analista de Big Data

No universo digital, cada vez mais conceitos como “Inteligência Artificial” e “Internet das Coisas” começam a fazer parte do dia a dia das empresas. 

Sendo assim, diante de tantos aparelhos conectados e do fluxo de informação circulando, é importante ter controle sobre esses Big Data, ou seja, sobre esses grandes volumes de Dados.

Os dados são extremamente importantes para as empresas. Por meio deles é possível obter informações relevantes sobre as preferências dos clientes, tendências para a elaboração de conteúdo, enfim, vários elementos que podem auxiliar na elaboração de estratégias.

É por isso que o Analista de Big Data, com a sua capacidade de categorizar, ordenar e analisar essa grande quantidade de dados, será o profissional bastante requisitado pelas empresas.

4 - Desenvolvedores de aplicativos

Aplicativos salvam o dia a dia de muita gente. Você quer comprar comida? Quer encontrar uma oficina mecânica? Quer fazer uma dieta ou quem sabe quer apenas receber as notícias do dia? Há vários aplicativos para cada uma dessas funções.

Os mais diversos apps estão em evidência e a tendência é permanecer assim por mais alguns anos. Portanto, quem atua no ramo de criação e desenvolvimento de aplicativos poderá ter várias portas abertas para o mercado. 

Só para você ter uma ideia, imagine uma vida sem Uber, iFood, Spotify, Netflix e apps de banco. Pois então...

5 - Consultor de Investimentos

A crise provocada pela pandemia está mostrando que a educação financeira é fundamental para evitar acúmulo de dívidas e outros tipos de transtornos relacionados com finanças.

Seja um empreendedor ou um profissional atuante em outra área qualquer, será fundamental saber como cuidar do dinheiro.

Portanto, consultores de investimentos estarão em alta nos próximos anos, sendo requisitados tanto por empresas quanto por pessoas que desejam apenas saber como gerenciar bem as suas finanças.

6 - Gestor ambiental

O cuidado com o meio ambiente sempre foi e sempre será uma pauta importante (e se um dia deixar de ser, então algo deu muito errado com o planeta, mas…)

O fato é que devido a essa relevância e a preocupação em reduzir índices de poluição e desperdício de materiais, o gestor ambiental será bem-vindo em empresas, auxiliando a encontrar maneiras para a sustentabilidade.

Além do mais, se levarmos em conta o quanto noções ecológicas são importantes para a imagem e a reputação das marcas, podemos aferir o quanto a atuação desses profissionais será requisitada  

7 - Profissional de logística

Esse profissional conta com bastante relevância estratégica no ambiente empresarial. Graças a ele, é possível organizar e controlar detalhes importantes, como o transporte, a distribuição, o armazenamento e o estoque dos produtos.

Setores da indústria e do comércio eletrônico proporcionam amplas oportunidades para quem atua nessa área.

8 - Profissional de Customer Sucess

O sucesso do cliente é fundamental para qualquer empresa manter a boa imagem e a reputação. É aí que o Customer Sucess faz a sua parte. 

Caso uma empresa não resolva os problemas do cliente será vista com desconfiança por não entregar o que promete.

O especialista em Customer Success atua com o objetivo de adaptar o produto ou o serviço da empresa às necessidades do consumidor. Desse modo, é possível obter bons resultados.

9 - Especialista em lojas online

O e-commerce já se tornou uma realidade no cotidiano de vários consumidores. Durante a pandemia, por exemplo, a compra em lojas virtuais aumentou  expressivamente. Será normal que durante os anos seguintes as vendas online permaneçam em alta. 

Nesse caso, o especialista em gestão de e-commerce irá ganhar cada vez mais destaque.

O futuro já está aí e com ele novas oportunidades

A digitalização vai além de contratar um host, ter um site ou gerenciar um perfil em uma rede social. Ela também tem relação com o uso da tecnologia para melhorar o atendimento e aumentar vendas.

Portanto, é preciso entender que as profissões do futuro estão relacionadas com essas mudanças no mercado de trabalho.

E aí, o que achou das profissões em alta para os próximos anos? Não deixe de comentar e compartilhar esse artigo.