Plantão Policial

Entenda a importância de manter uma boa saúde no dia a dia

A imagem de uma pessoa saudável é ilustrado pelas mídias e propagandas como alguém com o corpo atlético, seguindo um modelo de padrão de beleza e com a ideia implantada de horas de academia e dietas rigorosas. Mas não é somente isso que faz alguém saudável.
Uma pessoa com hábitos de praticar atividades físicas e com um corpo atlético, geralmente, tem uma boa saúde e hábitos saudáveis, não é esse o ponto. O que quero dizer, é que esse não é o único foco quando o assunto é uma boa saúde física, mental e bucal.

Existem hábitos simples que fazem toda a diferença para garantir uma qualidade de vida melhor e mais saudável e que qualquer um pode adequar em sua rotina. Listamos alguns para você!

1 - Tenha um tempo para lazer

Aquela ideia de “trabalhe enquanto eles dormem” está ficando um pouco ultrapassada, isso porque cada vez mais vemos que o momento para descansar e cuidar de si é essencial para sua saúde mental e como consequência para melhores resultados nos seus projetos.

Encaixar em sua rotina um momento para fazer aquilo que você ama, para relaxar seu corpo e sua mente e recarregar as energias para os próximos desafios além de fazer muito bem para você, tem se provado cada vez mais importante para evitar transtornos emocionais, como um burnout. 

Claro, que não deve colocar suas responsabilidades em segundo plano, mas ter uma organização que garanta um tempo livre para você te trata mais satisfação, felicidade e sua saúde e vida social agradece. 

2 - Visite o médico regularmente

Sim, eu sei! Normalmente você só vai ao médico quando apresenta alguma complicação e incômodo forte o suficiente para interferir em suas atividades diárias, porque você não tem tempo para isso, não é?!

Mesmo que essa seja a cultura que esteja acostumado, isso é um erro e dos grandes. 

Os profissionais médicos e odontológicos não estão lá apenas para emergências, mas também para prevenir que elas aconteçam e para acompanhar você e seu desenvolvimento. 

Para garantir uma boa saúde é preciso tratá-la como prioridade.

Além disso você pode se interessar por procedimentos estéticos que para serem realizados precisam de um acompanhamento médico e odontológico e para isso você pode contar com a cobertura de planos de saúde e odontológico, para realizar por exemplo uma prótese sobre implante dentário.

Além disso, pode buscar por valores de procedimentos como “quanto custa um implante dentário com enxerto ósseo” ou “clareamento dental preço

4 - Exercícios

Como dito acima, você não precisa ser um atleta, mas praticar atividade física é essencial para garantir uma boa saúde.

Não precisa passar horas com esforço intenso em uma academia todos os dias, mas sim manter uma rotina de atividade constante duas ou três vezes na semana. 

Essa atividade pode ser desde uma caminhada até a prática de lutas ou musculação, quem dita as regras é você - e seu médico - do que vai te agradar e te trazer prazer em praticar. 

A ideia é você encontrar um exercício que goste de fazer e tornar isso um hábito agradável e não necessariamente uma obrigação. 

Essa implantação na sua rotina, traz muitos benefícios, como:

  • Maior disposição;
  • Melhor qualidade do sono;
  • Melhor saúde mental;
  • Maior bem-estar
  • Qualidade de vida
  • Mais força e imunidade
  • Entre outros.

5 - Alimentação regular

Existe um grande preconceito quando o assunto é uma alimentação saudável, as pessoas esquecem que o segredo para uma vida saudável é o equilíbrio e não a restrição. 

Você ainda vai poder ingerir doces e alimentos gordurosos e calóricos, desde que isso seja feito com moderação. 

Inclusive esse alimentos te trazem prazer e são muito importantes para sua saúde mental, mas para não haver exageros e danos na sua saúde bucal e física, é importante consultar um nutricionista para garantir uma alimentação equilibrada e com todos os nutrientes necessários. 

6- A importância da autoestima

O sistema do corpo humano é como uma engrenagem, para que ele funcione de forma correta, tudo deve estar equilibrado e fluindo bem, pois quando um lado sai dos eixos, atinge todo o restante que passa a ser sobrecarregado. 

A autoestima é um fator muito importante para o seu bem estar e sua saúde mental, por isso deve ser tratada com o valor que tem. 

E para uma autoestima alta você precisa cuidar de si, do seu autoconhecimento e aceitação de sua história, seus traumas e personalidade, como todas os erros e acertos. 

Uma boa forma de desenvolvê-la é com acompanhamento de um psicólogo, que hoje já não é visto mais como um tabu, pois cada vez mais as pessoas percebem que todos deveriam fazer um acompanhamento. 

Além disso existem procedimentos estéticos que podem auxiliar para que as pessoas se sintam melhores com sua aparência seja no corpo ou até mesmo no sorriso. 

Por exemplo, é muito comum hoje em dia ver pessoas realizando clareamento dental e para ter uma noção de como funciona, você pode buscar por “clareamento dental antes e depois

Mas lembre-se que suas imperfeições completam você e que o padrão de beleza das mídias sem quilos de photoshop e efeitos não existem, por isso antes de realizar qualquer procedimento, dos mais simples aos mais complexos, tenha certeza que será por você e seu bem estar. 

Também por essa razão um acompanhamento com especialistas é muito importante, até para adequar as expectativas.

Priorizar sua saúde

Hábitos saudáveis e que priorizem seu bem estar e saúde no dia-a-dia são imprescindíveis, afinal, a prevenção e acompanhamento com seu médico e dentista pode evitar que você se veja em uma situação de risco ou de problemas mais graves. 

Com simples mudanças no seu dia, você consegue uma qualidade de vida melhor e mais saudável sem colocar em risco seu lazer ou até alimentos preferidos. 

Mas não esqueça, o segredo para tudo é o equilíbrio e que não se deve hesitar em realizar um acompanhamento profissional, pois cada organismo funciona de um jeito e sua prioridade deve ser cuidar para que o seu funcione adequadamente.

Conteúdo produzido por Giulia Vaz, redatora na empresa Vue Odonto