Plantão Policial

Como gerenciar equipes em época de pandemia

Foto: Reprodução.
A pandemia do Covid-19 chegou mexendo com a forma de agir e trabalhar em todo o mundo. Muitas empresas precisaram se adaptar utilizando o sistema de home office, e, consequentemente, mudar a forma de gerenciar as suas equipes.

Fazer a gestão das pessoas dentro de uma empresa ou loja, já é uma tarefa complicada! Mas quando se trata de gerenciar as pessoas, por meio de home office, horário reduzido ou intercalado, é muito mais difícil. Para isso, é necessário pensar em novas formas de trabalhar, e assim, conseguir manter a eficiência da equipe.

Em momentos como esse, é necessário manter a motivação da equipe alta, e utilizar de muita comunicação durante todo o processo do trabalho. Porém, se a empresa não tiver um bom gestor, provavelmente essa experiência pode não dar nada certo.

Como liderar a equipe durante a pandemia

No cenário atual, ter um bom gerente de equipe pode fazer toda a diferença no sucesso da empresa. É imprescindível que a pessoa responsável pelos colaboradores, esteja atenta ao que está acontecendo com eles, e ajude-os a passar por esse momento. Dessa forma, será possível que a companhia supere a crise, consiga manter os empregos, e até mesmo com a ajuda de novas ações, consiga gerar lucro.

Veja abaixo algumas dicas de como liderar durante a pandemia:

Determine regras, mas tenha bom senso

Durante a pandemia, algumas empresas utilizarão o sistema de home office, enquanto outras farão escala de serviço. Mas é preciso saber que trabalhar em casa não é para todo mundo, por isso é interessante estabelecer práticas e algumas regras que auxiliem a equipe a se sentir no local de trabalho.

Tanto no sistema de home office, como de escala, é válido determinar horários, para que a pessoa esteja presente quando for necessário, mas também para que ela tenha o horário de descanso.

Além da questão do tempo, é extremamente importante levar em consideração que todo mundo tem família e pode morar com crianças ou até mesmo com idosos que precisam de ajuda. Por isso, ter bom senso, e entender a situação que cada pessoa está passando, fará com que as pessoas te respeitem e sintam-se confortáveis para conversar sobre as dificuldades encontradas no dia a dia.

Esteja presente

Alguns tipos de trabalho podem ser simples de serem desenvolvidos por home office, mas existem casos onde serão necessárias muitas adaptações. E com a alteração da forma de trabalhar, muitas dúvidas irão surgir.

Por isso a dica aqui é, seja um bom representante da empresa, esteja presente para incentivar, tirar dúvidas, auxiliar no que for necessário. O momento é crítico, e dar retorno o mais rápido possível para as questões, ajudará que o trabalho seja mais rápido e eficiente.

Motivação e incentivo

Uma das situações que chama a atenção durante a crise da coronavírus, é o quanto aumentaram os casos de ansiedade e estresse. Isso pode ter acontecido tanto pela doença em si, como pelo medo das pessoas perderem seus empregos e se sentirem inseguras com o futuro.

Coloque as pessoas em primeiro lugar, muitas estão com medo, estão no grupo de risco da doença, e podem se afetar emocionalmente.

Por isso, ajudar a tranquilizar os funcionários, e procurar entender as dificuldades de cada um, fará com que as pessoas se sintam mais confiantes, gerando assim, melhores resultados para empresa. A confiança irá refletir positivamente no objetivo final da companhia. Nessas horas, é possível optar por uma palestra para empresas, que ajudem não só a motivar, mas também dar esperança e ajudar a passar por essa situação.

No caso do trabalho presencial, certifique-se de tomar todos os cuidados para manter a saúde da sua equipe, como o uso de máscara e álcool gel em todos os postos de trabalho.

Ferramentas de gestão externa

Além da questão psicológica, existe a gestão operacional. Nesse caso, um bom líder deve procurar formas de conseguir acompanhar ao trabalho de todos, e mantê-los informados. Isso pode ser feito de diversas formas, mas algumas das mais utilizadas são:

·Via intranet (rede para uso exclusivo da empresa);
·Ferramentas e aplicativos organizadores, que possibilitam administrar as tarefas e as pessoas responsáveis por elas;
·Uso de videoconferências;
·Grupos de mensagens;
·E-mails.

Organização

A organização é peça chave não só durante o momento que estamos vivendo, mas também para toda a sua vida.

É importante organizar os prazos de entrega dos projetos e trabalhos em geral, delegar as funções e acompanhar a equipe.

Estabeleça metas e sistemas que deixem claro a tarefa de cada pessoa, para que o trabalho seja eficiente e seja feito dentro do prazo.

Esteja aberto a ideias

Um bom líder fala, mas também sabe ouvir. Pode ser que seu funcionário tenha ideias geniais para ajudar a gerir a equipe, ou melhorar a forma de trabalhar.

Mantenha a mente aberta e deixe claro que todos devem sentir-se confortáveis para sugerir ideias ou técnicas que ajudem a melhorar o sistema de trabalho.

Dê Feedback

Como tudo é novo, dar um feedback cuidadoso, mostrando os problemas, mas também motivando os funcionários, ajudará com que o trabalho seja feito da melhor maneira.

Por fim, a dica geral é: Mantenha-se organizado, atento e esteja presente para que a sua equipe consiga manter a performance e a companhia consiga superar a crise da melhor maneira.