Novo RG terá 13 tipos de documentos, veja detalhes da nova identidade

Recôncavo News
O RG, principal documento do cidadão, está de cara nova e cheio de informações. A famosa carteira de identidade vai ajudar você a não andar mais cheio de documentos na carteira. Agora, é possível incluir dados de outros 13 documentos em apenas um só.

Leia também: Com 15 milhões de clientes, 50 mil por dia, Nubank bate recordes liberando crédito para negativados

Essa é uma das novidades do novo RG, que já é emitido em oito estados. O sistema deverá estar implantado em todo o país até março de 2020. Quer saber mais sobre o novo RG? Confira quatro fatos sobre essa novidade!

O que muda para as pessoas

O maior benefício para as pessoas é poder incluir o nome social sem a necessidade de alteração no Registro Civil. Além disso, é possível acrescentar também a numeração de uma série de documentos, como:

- Título de Eleitor
- Carteira de Trabalho
- Certificado Militar
- Carteira Nacional de Habilitação – CNH
- Certidão de Casamento
- Certidão de Nascimento
- CPF
- Documento de Identidade Profissional
- Documento Nacional de Identificação (DNI)
- Carteira Nacional de Saúde
- NIS
- PIS
- Pasep
- Tipo sanguíneo

OBS: Você também pode informar se é portador de necessidades especiais e qual é o seu tipo sanguíneo. Ponto que vai ajudar muito caso precise de algum tipo de socorro.

Para aumentar a segurança contra falsificação foi criada a nova versão do RG.  Os itens de proteção é:

- Número de série do documento
- QR Code que apenas órgãos federais terão o programa capaz de visualizar e autenticar as informações.

A mudança para o novo padrão deve ser gradual até que todos os documentos apresentem o novo layout e itens de segurança.

Todos os estados precisam começar a emitir o novo documento até março de 2020.

Como atualizar o documento

Calma! A carteira de identidade antiga continua valendo. A emissão do novo modelo é só para quem precisa de uma segunda via ou vai tirar o documento pela primeira vez.

Aliás, adiar a confecção da primeira carteira de identidade pode trazer uma inesperada dor de cabeça. A apresentação do documento é obrigatória a partir dos 12 anos para quem vai viajar de ônibus e avião.

Por enquanto alguns estados podem emite o novo RG e todas as pessoas podem fazer a nova versão. Basta levar os documentos adicionais para incluir as informações no RG e pronto!

Agora você já sabe sobre o novo RG e pode escolher facilitar sua vida ao ter todos documentos em um. Avise aos amigos para todo mundo ficar sabendo da novidade.

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !