Saiba como recuperar a CNH cassada

Recôncavo News

Conheça os passos para recuperar a CNH cassada e em que situação pode ter o direito de dirigir suspenso.

Todo motorista sabe que ao cometer alguma infração de trânsito está sujeito as suas penalidades e que eles podem variar de acordo com a gravidade da situação.

Existem alguns casos que podem levar a suspensão do direito de dirigir e será preciso recuperar a CNH cassada.

Nessa situação, pode não ser tão rápido como a pessoa gostaria porque como foi cometido um ato considerado gravíssimo e que coloca as pessoas em risco, o condutor terá que se reciclar até que possa pegar no volante.

Entretanto, muitas vezes, antes da CNH ser cassada ela é suspensa, como aconteceu com mais de 20 mil motoristas na Bahia em 2018. Isso serve de alerta para que os condutores se conscientizem e não sofram penalidades maiores, como a cassação.

Veja o que é preciso fazer para poder voltar a dirigir sem que esteja descumprindo nenhuma regra.

Quando a CNH pode ser cassada?

Algumas situações podem levar a cassação da CNH, como:
           Um motorista com CHN suspensa ser pego dirigindo;
·         Entregar o carro a uma pessoa sem habilitação por mais de 2 vezes em 12 meses;
·         Ser flagrado dirigindo alcoolizado por mais de 1 vez;
·         Participar de rachas ou fazer manobras perigosas;
·         Ser condenado judicialmente por delito no trânsito.

Existe alguma penalidade além da suspensão?

Sim. Além de ficar proibido de dirigir por 2 anos, a pessoa terá que pagar multas, passar por um curso de reciclagem e pagar taxas para recuperar a habilitação.

Como o motorista fica sabendo que a CNH foi cassada?

Ao cometer a infração e ser flagrado, o motorista já tem consciência que poderá sofrer as penalidades legais, mas ele também é notificado.

A pessoa que terá a CNH cassada é informada de cada etapa do processo por notificações que são enviadas ao endereço do condutor.

Quem não receber a notificação ou quiser fazer o acompanhamento de outra maneira, pode fazer isso no site do Detran para saber a situação.

Como recuperar a CNH cassada?

Para recuperar a CNH cassada será preciso aguardar o prazo de 2 anos para solicitar a sua liberação.
A pessoa terá que se dirigir até o SAC (Capital) ou CIRETRAN/SAC (Interior) para abrir um serviço de exame de reciclagem. Nesse momento será preciso registrar uma imagem, tirar digitais e pagar uma taxa de R$ 45,54.

Depois de frequentar o curso e receber o certificado, deverá realizar um exame e, somente após ser aprovado, poderá solicitar a retirada da cassação.

Além disso, será preciso realizar exame médico, psicológico e uma prova prática. Todos os procedimentos possuem um valor e as taxas devem ser pagas antes de serem realizados.

Se eu sofrer um sinistro com a carteira cassada, o seguro paga a indenização?

Essa é uma dúvida comum dos motoristas infratores, mas a resposta para ele é não.

Quem está com a CNH cassada não pode dirigir, e isso significa que, se estiver ao volante estará descumprido a legislação, assumindo o risco e, consequentemente, perdendo a cobertura do seguro auto.

Somente quem já realizou todos os procedimentos e recuperou a CNH cassada poderá contar com a cobertura do seguro de carro, conforme informações do site SeguroAuto.org.

É possível recuperar a CNH cassada, mas será preciso realizar alguns procedimentos, pagar taxas e aguardar para que possa voltar a dirigir.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org
Tags

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !