Plantão Policial

Regata Aratu-Maragojipe completa 50 anos neste sábado (24)

Foto: Revista Náutica.
A regata Aratu-Maragojipe é a principal competição náutica do Norte/Nordeste e uma das mais tradicionais do País e chega aos 50 anos. Celebrando a data, neste sábado (24), mais de mil velejadores participam da competição. Dentre eles, o medalhista olímpico Lars Grael, bronze nos jogos de Sidney, na Austrália, em 2000.

Os organizadores do evento náutico estimam que mais de 40 mil pessoas circulem por Maragojipe (a 140 quilômetros de Salvador) no dia da prova, já que a data coincide com as comemorações do padroeiro da cidade, São Bartolomeu.

Além de Lars Grael, o navegador baiano Júlio Esteves também estará presente. São duas categorias principais de primeira classe na disputa, Monocasco e Multicasco, e mais 20 subclasses. Além dos barcos que competem, a expectativa é que a prova seja acompanhada por um cortejo de cerca de 700 embarcações, entre lanchas, jet skis e barcos.

São três largadas, de acordo com o tamanho das embarcações, saindo da base naval de Aratu, nas imediações da Ilha de Maré: às 10 horas, para os barcos menores; às 10h30, para os intermediários; às 10h45, para os de maior porte. A chegada a Maragojipe deverá ocorrer por volta das 14 horas.

Pela programação comemorativa de São Bartolomeu, haverá também show das bandas Harmonia do Samba e Negra Cor, a partir das 10h30, nas proximidades da Praça Matriz.

A competição tem o apoio da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). Com informações do site Aratu Online.