Plantão Policial

DICA: Confira 5 dicas para organizar sua casa

Manter a casa arrumada é uma tarefa difícil, ainda mais para quem é bagunceiro. Mas, com algumas dicas preciosas e colocando em prática, o acúmulo de serviço aos poucos se ameniza e a organização vira um hábito.

É fato que se você usa alguma coisa e já guarda no seu devido lugar, poupa e muito o seu tempo e o trabalho não se acumula. Pense que você não vai perder nem um minuto, mas se cada coisa fica fora do lugar, em algum momento você vai ter que parar e dedicar horas a fio para arrumar tudo.

E se você está procurando casas a venda, já é melhor se preparar para mudar e deixar tudo ajeitado e organizado no seu devido lugar. Assim, fica muito mais fácil de manter a arrumação depois.

Por isso, o primeiro passo é determinar o local de cada coisa e utilizar organizadores para te ajudar a distribuir da melhor forma os objetos da cozinha, da sala, do quarto, banheiro e área de serviço. Para fica mais fácil, separamos algumas dicas para poupar seu trabalho:

  • Determine o local de cada coisa
  • Quer mais espaço? Invista em prateleiras e suportes
  • Utilize organizadores e etiquetas
  • Crie uma rotina de desapego 
  • Dica extra: Bagunçou? Não desista!

Determine o local de cada coisa


Cada canto de uma casa deve ser explorado, porque tem potencial para se transformar em um espaço funcional para a organização. Pense na melhor forma de como podem ser utilizados e o que você vai determinar para colocar ali.

Uma dica é deixar sempre no alcance das mãos aquilo que você usa com mais frequência e o restante em um local mais alto, ou mais baixo, seja no armário ou nas prateleiras. Isso vale para as roupas, sapatos, utensílios de cozinha, roupa de cama, mesa e banho.

Quer mais espaço? Invista em prateleiras e suportes


Prateleiras e suportes são ótimos para otimizar o seu espaço e é muito mais prático para deixar as coisas que você mais usa, sempre no alcance das mãos. Além de tudo, é um investimento muito mais barato do que comprar mais um armário - que vai ocupar um baita de um espaço e não vai ser funcional.

Utilize organizadores e etiquetas


Tanto na hora de arrumar, quanto para manter as coisas no lugar, é muito mais fácil quando você tem um compartimento, seja organizadores, cestos ou vidros. Até no dia a dia fica mais fácil de encontrar o que você precisa.

Para quem já está um degrau acima na organização, pode comprar rotulador eletrônico para imprimir etiquetas personalizadas. Assim, você consegue classificar peças de roupas, mantimentos de cozinha e por aí vai.

Cestos são ótimos para guardar materiais de limpeza, alimentos e até mesmo cintos e lenços. Potes de vidros são ideais para quem quer praticidade e deixar o ambiente mais bonito - na cozinha é uma ótima dica para manter a durabilidade dos mantimentos.

Crie uma rotina de desapego


Não precisa nem dizer que sempre juntamos tralhas demais, não é mesmo? Ainda mais quando moramos a muito tempo no mesmo lugar. E se você está em busca de casas a venda, sabe que antes é melhor fazer um limpa - até mesmo para economizar na hora da mudança.

Ou seja, se livre daquilo que só ocupa espaço na sua vida e comece a se organizar. Mas não faça isso apenas quando você vai se mudar, tente fazer isso na casa nova também. É importante estipular um prazo de desapego, pelo menos uma vez no ano.

Doe suas roupas, dê utensílios para amigos que estão montando uma casa, reutilize materiais e descarte outros. Só deixe o que é útil para você e faça sempre essa renovação, abrindo espaço para novas coisas e muito mais organização na sua casa e na sua vida.

Dica extra: Bagunçou? Não desista!


Muitos tem dificuldade quando o assunto é organização, mas o segredo está na constância. Comece devagar que aos poucos as coisas vão tomando forma. O legal é sentar e pensar em qual cômodo você vai fazer primeiro e visualizar quanta coisa você tem, bem como o lugar para guardar.

Depois é tirar tudo para fora, ver o que dá pra ir para o lixo ou doar e separar daquilo que você vai guardar. Coloque tudo no lugar que você estipulou e contemple o seu trabalho. 

Tente manter a arrumação no dia a dia - é difícil, principalmente no começo - mas é necessário esforço para se tornar um hábito. Não desista no meio do processo, o segredo está na constância e persistência.

Gostou das nossas dicas? Coloque nos comentários qual a sua maior dificuldade quando o assunto é: organização.